SANTA CRUZ (PE): Prevenção evita quadro de epidemia na cidade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Como prevenir uma cidade classificada pelo Ministério da Saúde como de risco com relação à infestação do mosquito que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya? O cenário aparentemente sem solução pode ser resolvido com apenas uma medida, e foi justamente o que Santa Cruz fez. Classificada em 2016 como de alto risco para a infestação do mosquito, a cidade registrou números baixos das três doenças. De acordo com a secretaria municipal de saúde, em 2016 Santa Cruz registrou 25 notificações de Dengue, 19 de Chikungunya e três de Zika. O coordenador de endemias da cidade, Fábio Alencar, descreveu o que é feito quando alguma notificação é registrada. 
 
TEC/SONORA: Fábio Alencar, coordenador de endemias 
 
“Toda vez que nós temos uma situação de índice elevado, nós vamos até essas localidades com essas notificações e fazemos bloqueios com as bombas UBV motorizadas em um raio de 300 metros. Vamos direto à casa em que a pessoa está doente e vemos se tem focos para serem eliminados.” 
 

LOC: Além desse trabalho, Fábio afirma que a cidade tem um baixo índice de recusas para os mais de 30 agentes realizarem as vistorias casa a casa. Além da iniciativa do poder público, é fundamental a participação da população no combate ao mosquito que transmite Dengue, Zika e Chikungunya. Para mais informações sobre as três doenças e as formas de eliminar os criadouros do mosquito transmissor acesse: saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.