SANTA CRUZ DE MONTE CASTELO (PR): Pelo menos 100 meninas de 11 a 13 anos ainda precisam tomar vacina contra HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Aproximadamente 100 meninas com idades entre 11 e 13 anos de Santa Cruz de Monte Castelo precisam tomar a segunda dose da vacina contra o HPV. As autoridades internacionais de saúde apontam que 70 por cento dos casos de câncer do colo do útero são causados pelo HPV. Apenas 20 por cento das meninas de Santa Cruz de Monte Castelo tomaram a segunda dose da vacina contra o vírus. A meta do Ministério da Saúde, é que no mínimo 75 por cento das jovens do município sejam vacinadas. A imunização contra o HPV é feita em três etapas e só eficaz para quem tomar as três doses. A responsável pelo setor de epidemiologia, Anna Carolina Gomes, faz um convite especial a todas as meninas para receberem a segunda  dose. 
 
 SONORA: Responsável pelo setor de epidemiologia, Anna Carolina Gomes.
 
 “Olá meninas, aqui é a Anna Carolina, enfermeira de Santa Cruz de Monte Castelo. E nós estamos esperando vocês para estarem fazendo a vacinação contra o HPV de 11 a 13 anos aqui na unidade de saúde. É muito importante para o futuro de vocês, que vocês venham para se vacinarem.”
 
 REPÓRTER: O HPV é um dos vírus que são transmitidos pelo contato sexual, e não necessariamente pela relação sexual. De qualquer maneira, o vírus pode ser evitado com a vacinação muito antes das adolescentes iniciarem a vida sexual. As jovens que tomarem as três doses da vacina contra o HPV estarão protegidas contra o vírus pelo resto de suas vidas. O secretário de ciência, tecnologia e insumos tecnológicos do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, aponta como pode acontecer  a infecção pelo papiloma vírus. 
 
 SONORA: Secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
 
 “O HPV pode ser transmitido na relação sexual, mesmo em carícias íntimas, sem precisar da relação sexual completa, digamos assim, ele pode ser transmitido. Por isso que ele é assim, tão disseminado no mundo inteiro.”
 
 REPÓRTER: Em Santa Cruz de Monte Castelo, a unidade de saúde mais conhecida como P.A. pela população local, oferece gratuitamente a segunda dose da vacina contra o vírus causador do câncer de colo do útero, que é o quarto maior causador de morte entre as mulheres brasileiras. As famílias que têm meninas entre 11 e 13 anos de idade não podem deixar de vacinar as jovens. É estimado que a cada 100 pessoas no mundo, 95 já tiveram ou vão ter contato com o HPV, alerta o secretário Jarbas Barbosa.

 

 Reportagem, Lívia Bruno

Receba nossos conteúdos em primeira mão.