SANTA CATARINA: Exportação de carnes suína e bovina movimentou economia do estado no último mês, segundo CEPA

Em junho, foram mais de 25 mil toneladas enviadas para o exterior

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A agropecuária tem se tornado um dos setores mais importantes para a economia catarinense. E quando se trata de exportação de carnes suína e bovina no último mês, o estado se destaca ainda mais. Em junho, houve variação positiva na exportação de carne de porco. Foram mais de 25 mil toneladas enviadas para o exterior. Isso representou um aumento de aproximadamente 27% quando comparado a maio deste ano. As informações são do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (CEPA). A exportação da carne de boi também contribuiu para a movimentação financeira de Santa Catarina. Na primeira semana de julho, houve aumento na média diária nos envios do produto para fora do Brasil. A variação foi de 5,43% em valor e 4,62% em quantidade, em relação ao último mês. O deputado Federal Esperidião Amin (PP – SC) elogia a atividade nas agroindústrias e também comenta sobre exportação.

TEC./ SONORA: Esperidião Amin (PP – SC)
"A nossa contribuição maior é através da agroindústria, da exportação, que não caiu. O estado livre de (febre) aftosa sem vacinação permite, portanto, que os nossos produtos da agroindústria tenham aceitação mundial nos mercados mais exigentes."

LOC.: Outra área que tem representatividade em Santa Catarina é a agricultura familiar. Dados do último Censo Agropecuário informam que só em 2006 o número de agricultores passava de 550 mil. E de acordo o CEPA, de seis anos para cá, o aumento na atividade com apoio de créditos voltados para esse fim foi de 118%. O secretário especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, José Ricardo Roseno, afirma que a agricultura familiar brasileira tem grande participação nesse mercado.

TEC./SONORA: José Ricardo Roseno, Sead
“Esse público no Brasil é muito importante, representa cerca de 50% da cesta básica, daquilo que é produzido no Brasil, além da contribuição da agricultura familiar muito forte, inclusive, para a exportação – 30% daquilo que é exportado é oriundo da agricultura familiar.”

LOC.: Santa Catarina é o único estado do País livre de febre aftosa sem vacinação. O estado faz parte de uma zona livre de peste suína clássica e, com isso, viu os números na exportação aumentarem.

Reportagem, Jalila Arabi

Receba nossos conteúdos em primeira mão.