SANGUE: Hemopa tem baixa no estoque

A Fundação Hemopa, em Belém, está precisando de doadores para reforçar o banco de sangue da instituição.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio - 
 
REPÓRTER: O mecânico de automóveis, Mário Sérgio é doador de sangue e sempre que possível ele vai até o Hemocentro colaborar com a instituição. De acordo com o mecânico, existem muitas pessoas que necessitam diariamente de sangue.  
 
SONORA: Mário Sérgio
 
“Existem muitas pessoas que necessitam de plaqueta, plasma, sangue, cirurgias que são feitas na medicina, então é interessante a gente fazer isso, ter um estoque de sangue aqui no hemocentro.”
 
REPÓRTER: A Fundação Hemopa, em Belém, está precisando de doadores para reforçar o banco de sangue da instituição. O Coordenador de Hemoterapia do Hemopa, Carlos Vitor, afirma que é preciso contar com a solidariedade da população paraense.
 
SONORA: Carlos Vitor, Coordenador de Hemoterapia do Hemopa.
 
Nós precisamos contar com a solidariedade da população paraense, nós precisamos que as pessoas façam um esforço de chegar num posto de coleta do Hemopa. Nós temos procurado descentralizar nossas atividades, montamos um posto de coleta permanente debaixo da passarela do pórtico amazônico, e precisamos que esses doadores cheguem conosco, nós contamos com a solidariedade da população”
 
REPÓRTER: Qualquer pessoa com boa saúde entre 16 e 69 anos e peso acima de 50 quilos pode ser doadora. É necessário portar documento de identidade original e com foto e estar bem alimentado. Homens podem doar a cada dois meses e mulheres a cada três. Adolescentes de 16 e 17 anos só podem doar com a autorização dos pais ou de um representante legal. A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos, e faz coleta de segunda a sexta-feira, das sete da manhã as seis da tarde e as sábados de sete da manhã as cinco da tarde. A Estação de Coleta Hemopa-Castanheira fica no térreo da passarela Pórtico Metrópole, que dá acesso ao shopping Castanheira, na BR-316, e funciona no mesmo horário. Outras informações pelo Alô Hemopa: 0800-2808118.
 
Reportagem, Storni Jr.

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.