RONDÔNIA (RO): Casos de Dengue no estado registram aumento de mais de 195%

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: De março a outubro deste ano, as notificações de casos de Dengue em Rondônia, registraram um aumento de mais de 195 por cento, em relação ao mesmo período do ano passado. Os números divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde apontam que em 2015, 4 mil 615 pessoas foram notificadas com suspeitas de Dengue. Agora, esse número subiu para quase 13 mil e 700. Por conta desta situação, a população deve ficar ainda mais atenta a locais que possam acumular água parada para evitar a reprodução do mosquito. É preciso dobrar os cuidados com vasos de plantas, pneus, garrafas e vasilhames em geral. Esses recipientes, com acúmulo de água parada, são os ideiais para a proliferação do mosquito. Essas ações não implicam em dizer que as pessoas não possam armazenar água para consumo, como explica a coordenadora geral dos Programas de Controle das Doenças Transmitidas pelo mosquito, do ministério da Saúde, Ana Carolina Santelli.
 
TEC/SONORA: Coordenadora geral dos Programas de Controle das Doenças Transmitidas pelo mosquito, do ministério da Saúde

“Uma forma de equacionar essa questão em ter que armazenar água e não permitir que esse armazenamento se transforme em criadouros do mosquito é uma estratégia de colocar uma tela ou um filó com elástico em volta, cobrindo esses reservatórios. Então, não permitindo que o mosquito pouse nesses locais para colocar os ovos”
 
LOC: Neste mês de dezembro, com a chegada do verão e o aumento da quantidade de chuvas, a chance de reprodução do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya aumenta. Por isso, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, pede para que a população faça de todas as sextas-feiras um dia nacional de mobilização contra o mosquito.

TEC/SONORA: Ministro da Saúde, Ricardo Barros.

“Precisamos do apoio de cada brasileiro, de cada cidadão, de cada criança, para todas as sextas-feiras fazerem a busca pelos focos do mosquito, eliminar a água parada e podermos combater a transmissão de Dengue, Chikungunya e Zika que tem causado grandes danos à saúde pública do Brasil.”
 
LOC: Participe desta luta contra o mosquito. Receba os agentes de saúde e endemias quando eles visitarem a sua casa.  Medidas simples como essas podem livrar você e sua família da Dengue, da Zika e da Chikungunya. Se você quer saber mais sobre como enfrentar esse mosquito, acesse: saude.gov.br/combateaedes.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.