Data de publicação: 29 de Abril de 2016, 14:21h
REPÓRTER: Em todo o país, agentes de saúde e de endemias estão visitando residências, terrenos e imóveis comerciais para fazer uma vistoria e eliminar focos de Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika. Para que esse trabalho seja feito, é preciso que o proprietário deixe esses profissionais entrarem nas casas. Mas nem sempre isso acontece e, quando a fiscalização não é feita, toda a vizinhança fica prejudicada.
SONORA: Marta Damasco, coordenadora da Sala Nacional de Coordenação e Controle
“A importância é vital, porque os agentes eles vão nos auxiliar a encontrar os locais de criadouro. Muitas vezes, as pessoas têm criadouros em casa, mas não tem ciência disso. Não tem conhecimento de que estão abrigando um criadouro de larvas de mosquito. Quer dizer, a presença do agente deve ser bem-vinda, porque, na maior parte das vezes o mosquito pica quem esta na própria casa.”
REPÓRTER: Todos os agentes de saúde e endemias podem ser reconhecidos pelos moradores porque eles usam uniformes e credenciais. A melhor forma de se proteger contra o mosquito e das doenças que ele transmite é não deixá-lo nascer. Erradicar os criadouros dentro de casa é fundamental. Por isso, o secretário Estadual de Saúde de Rondônia, Pimentel de Oliveira, faz um apelo para que a população ajude com o trabalho desses profissionais.
SONORA: Secretário Estadual de Saúde de Rondônia, Pimentel de Oliveira
REPÓRTER: Em todo o país, são cerca de 260 mil agentes de saúde e quase 50 mil agentes de endemias que percorrem, diariamente, as ruas de municípios para vistoriar as casas da população brasileira.
SONORA: Secretário de vigilância em Saúde, Antonio Nardi
“Não se esqueça também devemos fazer a nossa parte. E reservando 15 minutos por semana para fazer a ronda na nossa casa e acabar com os focos de Aedes aegypti. Envolva toda sua família, amigos e vizinhos nessa luta. Um mosquito não é mais forte que um país inteiro”.
REPÓRTER: Para saber mais sobre como proteger a sua família das doenças relacionadas ao Aedes acesse o site combateaedes.saude.gov.br
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev