RONDÔNIA: Estado registra mais de 1000 casos de Zika

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Segundo o último boletim epidemiológico, publicado pelo Ministério da Saúde, o estado de Rondônia registrou este ano mais de 1000 casos de Zika. Os municípios que apresentaram maior número de pessoas infectadas são Chupinguaia, com 18 casos, e Cerejeiras com 21 casos confirmados de Zika, entre de julho a novembro. O Zika é associado à microcefalia, que impede o crescimento do cérebro das crianças e é muito perigoso em mulheres grávidas. Uma das formas de combater o Zika é impedir que se reproduza o mosquito, que transmite também Dengue e Chikungunya. Os agentes de saúde e endemias visitam casas e outros imóveis, ensinando como se combate o inseto, mas a diretora de epidemia da Agência Estadual de Vigilância em Saúde, Maria Arlete, explica que. é importante que entre uma visita e outra o morador continue verificando a existência de focos do mosquito.
 
TEC/SONORA: Maria Arlete, diretora de epidemia da Agevisa 
 
 “É muito importante, é importantíssimo. Mesmo o município apresentando 100% de visitas nas casas, o agente passa hoje, mas ele só vai voltar daqui a dois meses. Se o morador não mantiver sua inspeção semanal, o município pode ter 100% de visita e entrar em surto”.
 
LOC: Na região Norte, a maioria dos criadouros é encontrada no lixo, por isso verifique sempre seu quintal e sua rua, porque uma simples tampinha de refrigerante pode servir para que o mosquito se reproduza. Para saber mais sobre o mosquito e as doenças que ele transmite acesse: saude.gov.br/combateaedes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.