RONDÔNIA: Estado buscar diminuir casos de Dengue em 2017

Salvar imagem

LOC: O ano de 2016 não foi bom para Rondônia na luta contra o mosquito da Dengue. Em comparação com o ano anterior, os casos confirmados no estado passaram de 1.246 para 4.222, um aumento de 338%. De acordo com a diretora geral da Agência de Vigilância em Saúde do estado, Maria Arlete Baldez, a falta de um inseticida causou o aumento dos casos.

TEC/SONORA: Maria Arlete Baldez, Diretora Geral da Agência de Vigilância em Saúde do estado de Rondônia.
 
“Esse ano ainda, no período crítico que terminou em maio, nós tivemos vários municípios  em surto, por conta da questão do inseticida que foi, assim, muito, muito complicado, e nós só recebemos o inseticida no fim do período crítico, por isso que nós tivemos aí a situação de surto em vários municípios.”


LOC: Mas o governo estadual não é o único responsável pelo combate aos focos de multiplicação do mosquito. A população é parte importante na luta cotidiana contra a proliferação desse inseto, que também é responsável pela transmissão da Chikungunya e do vírus Zika.

TEC/SONORA: Maria Arlete Baldez, Diretora Geral da Agência de Vigilância em Saúde do estado de Rondônia.

“É muito importante, é importantíssimo. Mesmo um município apresentando 100% de visitas casa a casa, o agente passa hoje lá e só vai voltar daqui a dois meses. Então, se o morador não manter o seu ciclo de inspeção semanal, o município pode ter 100% de visitas e entrar em surto.”


LOC: Preocupado com esses números, um hotel da capital instalou uma política interna para evitar possíveis focos do mosquito. Segundo a funcionária do hotel, Vanessa Bisconsin, a gerência do estabelecimento teve a ideia após o período crítico de 2016, para que hóspedes de outros estados não contraíssem as doenças.

TEC/SONORA: Vanessa Bisconsin, funcionária do hotel Marrocos

“Olha, depois da grande quantidade de casos aqui na cidade nós passamos a nos preocupar, principalmente por causa dos hóspedes, né. Às vezes chega alguém aqui de outra cidade e, imagina, acaba pegando uma dengue. Para os funcionários e nossos vizinhos também, nós passamos a nos preocupar quanto a isso.”


LOC: Busque informações e mobilize as pessoas da sua comunidade e de seu local de trabalho. Com vigilância cotidiana e ações coordenadas a história do mosquito transmissor da Dengue, vírus Zika e Chikungunya vai mudar em Rondônia. Saiba como agir no site saude.gov.br/combateaedes.

 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.