RONDÔNIA: Doadores frequentes são importantes para hemocentros do Estado

A recomendação é que os homens doem no máximo quatro vezes por ano, e as mulheres, três.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Os doadores frequentes de sangue são as principais fontes do hemocentro de Rondônia. O biomédico Marcos Furtado, de 41 anos, morador do bairro Rio Madeira, em Porto Velho, doa sangue assiduamente há mais de dez anos. Casado, três filhos, Marcos Furtado faz as doações a cada três meses. Depois de tantos anos de prática, Marcos já considera o ato como parte da sua vida. E, para isso, cuida da alimentação e pratica exercícios regularmente.

 

TEC./SONORA: Marcos Furtado, biomédico.

 

“Para mim o ato de doar sangue é ligado diretamente ao ato de poder salvar vidas, sem nem mesmo imaginar quem é. E hoje eu trato como uma rotina. Eu tenho cuidados para poder doar sangue, quando eu sei que está chegando a época de doar sangue, eu evito tomar alguma vacina, eu evito tomar algum remédio que não seja totalmente necessário para não atrapalhar na minha doação de forma nenhuma. Eu já doei sangue mais de 30 vezes. A agulha dói um pouquinho, não mais do que qualquer agulha, de tirar sangue no laboratório ou de tomar vacina. E é algo que faz um bem tão grande às outras pessoas, que a dor se torna insignificante diante disso.”

 

LOC.: O Estado de Rondônia coletou mais de 32 mil bolsas de sangue em 2016. Apesar de o número parecer elevado, ainda não é suficiente. Isso porque o número de cirurgias realizadas pela Secretaria de Saúde dobrou em apenas dois anos e meio. Segundo o diretor geral do Hemoron, Sid Orleans, as coletas externas, que ocorrem fora dos hemocentros, serão amplificadas para tentar solucionar a questão. Ou seja, os profissionais de saúde vão se dirigir até as pessoas para fazer as coletas em municípios distantes.

 

TEC./SONORA: Sid Orleans, diretor geral do Hemoron.

 

“As demandas têm crescido mais do que o Hemocentro tem recebido. Nós temos muitas coletas externas, e esse número de bolsas coletadas envolve toda a estratégia de coletas externas que nós já temos bastante. E estamos ampliando ainda mais, para que a gente consiga não só atender de forma satisfatória, mas para que também consiga um  certo fôlego.”

 

LOC.: A Rede Hemoron é responsável pelo abastecimento de hospitais e agências de transfusão públicas, assim como de unidades particulares. Para doar sangue, é preciso pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, boa saúde e vontade de ajudar. Para menores de 18 anos é necessária autorização dos pais ou responsáveis. O Hemoron de Porto Velho fica no setor Industrial, Rua Benedito de Souza Brito. Para falar com o hemocentro ligue 3216-5485. Repetindo: 3216-5485. O local funciona das sete e quinze da manhã às seis horas da tarde. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.