RIO VERDE (GO): Hemocentro da cidade busca doadores regulares

Importância maior para a região é doar sangue independente de faixa etária

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A região de Rio Verde possui um Hemocentro Regional que atende a 15 cidades próximas. Mesmo com o grande número de municípios que precisam de sangue, como Santa Helena, Acreúna, São Simão e Lagoa Santa, a unidade consegue abastecer toda a rede pública da região, de acordo com o diretor técnico do Hemocentro Regional de Rio Verde, Jânio Assunção. Isso acontece, em grande parte, por conta da solidariedade dos universitários, sempre dispostos a doar, durante ações de mobilização realizadas pelo hemocentro. Com relação a isso, Jânio explica que os estudantes vão até a unidade para doar de maneira casual, não fazendo da prática um hábito.
Apesar disso, a cidade apresenta, segundo o diretor, uma melhor participação de doadores de sangue com idade acima dos 40 anos, fazendo assim com que eles tenham uma frequência maior no hemocentro. Independente da idade, o diretor diz que a principal importância da doação é conseguir atender a todos que necessitam de sangue.

TEC./SONORA: Jânio Assunção, diretor técnico do Hemocentro Regional de Rio Verde.

“A importância principal é de fornecer o sangue, que é um produto que não é fabricado artificialmente. E que esse produto, ele vai servir para o ser humano e a gente só consegue ele, só tem ele, através de doação. Não tem outra forma. Então, da nossa rede pública, a gente deixa isso bem claro, que ele está fazendo uma doação de um produto que não é fabricado. Se a pessoa não doar para o semelhante dele, vai faltar.”

LOC.: Um exemplo de doador que está nesta faixa etária é o comerciante Mário Furacão, de 51 anos, morador do bairro Jardim Goiás. Pai de seis filhos, ele já pratica a doação há duas décadas e nunca precisou ir ao Hemocentro para doar sangue a algum familiar. O comerciante sempre visa ajudar qualquer um que necessite. Mário comenta que o gesto é muito importante, pois faz bem tanto para quem recebe, quanto para quem doa.

TEC./SONORA: Mário Furacão, comerciante.

“Muito bem, além de ser uma doação, parece até que o corpo da gente, a gente sente muito bem. Além de você estar sabendo que está ajudando outra pessoa que precisa do sangue, você se sente bem também. É como se você renovasse também o seu sangue. Além da parte de doação, que você sabe que tem muitas pessoas precisando, você ainda está fazendo um bem para o seu organismo.”

LOC.: Realize esta ação independente da idade que você possui. A doação de sangue pode ser feita por pessoas saudáveis, quem tenham de 16 até 69 anos e pesam acima de 50 quilos. O Hemocentro Regional de Rio Verde é localizado na Rua Augusta Bastos, no bairro Jardim Goiás. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das sete da manhã às cinco da tarde. O telefone para contato é o 3613-1026. Repetindo: 3613-1026. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.