RIO PRETO DA EVA (AM): Índice de vacinação contra o vírus HPV está abaixo do esperado no município

O município de Rio Preto da Eva, no Amazonas, está com baixo índice de vacinação contra o vírus HPV. Foram vacinadas aproximadamente 5% de meninas entre onze e treze anos.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O município de Rio Preto da Eva, no Amazonas, está com baixo índice de vacinação contra o vírus HPV. Foram vacinadas aproximadamente 5 por cento de meninas entre onze e treze anos. O número está abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 75 por cento. A campanha feita pelo Ministério da Saúde tenta reduzir os casos de câncer do colo do útero, pois o vírus HPV é o que mais causa a doença no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, a estimativa é que sejam descobertos 630 novos casos da doença, somente no estado do Amazonas. As meninas do município de Rio Preto da Eva devem tomar a primeira dose da vacina e após completar seis meses da aplicação, devem tomar a segunda dose. A terceira dose deve ser aplicada cinco anos depois da aplicação da primeira dose. O Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, ressalta a importância da vacina.
 
SONORA: Secretário de Vigilância em Saúde Jarbas Barbosa
 
As famílias precisam lembrar que em 2014, assim como em 2015, apesar de todos os avanços que nós tivemos no Sistema Único de Saúde na redução da mortalidade por câncer de colo de útero, 14 mulheres vão morrer por dia de câncer de colo de útero. 14 mulheres morrem a cada dia no nosso país por câncer de colo de útero. Essa geração que está sendo vacinada contra o HPV, combinando a vacina contra o HPV, com o exame Papa Nicolau a partir dos 25 anos, pode ser a primeira geração livre de mortes por câncer de colo de útero”.
 
REPÓRTER: O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, explica o porquê que meninas de onze a treze anos devem se vacinar.
 
SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.
 
"Ao escolher a idade de vacinação, se procura observar duas coisas: a primeira é qual é a idade em que há maior chance de que seja dada uma proteção duradoura. Quanto mais tarde se dá a vacina, mais provavelmente essa menina, esta jovem terá uma proteção duradoura”.
 
REPÓRTER: As meninas do município de Rio Preto da Eva que ainda não tomaram a vacina contra o vírus HPV podem comparecer a qualquer um dos 10 postos de saúde sem a companhia dos pais com o cartão de vacina ou documento de identidade.

 

Reportagem: Ivana Sant'Anna

Receba nossos conteúdos em primeira mão.