RIO GRANDE DO SUL: Número de casos de Dengue quase dobrou em relação a 2015

...

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Levantamento realizado pelo Ministério da Saúde mostra queo Rio Grande do Sul registrou neste ano quase o dobro de casos de Dengue, em relação ao ano passado. Segundo o documento, em 2015 foram registrados 14,7 casos para cada 100 mil habitantes. Já neste ano, foram 27,8 casos para cada 100 mil habitantes. De acordo com a subsecretária de Vigilância em Saúde do estado, Marilina Bercini, condições climáticas e viagens a estados com maiores números de infestação colaboraram para esse aumento.
 
TEC/SONORA: MarilinaBercini, subsecretária de Vigilância em Saúde
 
“A gente atribui a uma série de causas, e uma das principais foi o clima. Nosso verão passado foi muito quente e chuvoso, o que facilita a proliferação do mosquito, fora as viagens, que acontecem muito no começo do ano, e foram para locais onde havia surto e epidemia de Dengue. Tem sido a nossa história ao longo dos anos, após as festas de fim de ano, voltam adoecidos. Fora um trabalho de prevenção e controle que deixa a desejar em alguns locais.”
 

LOC: Apesar de ser o estado com a menor incidência da doença no país, a subsecretária admite que o crescimento deixou o estado assustado. Por conta disso, ela conclama a população a ajudar a combater o mosquito.
 
TEC/SONORA: MarilinaBercini, subsecretária de Vigilância em Saúde
 
“Que haja uma assimilação da importância de eliminar os criadouros dentro de casa, dos pátios, fazer a revisão semanal, porque não adianta eliminar uma vez ao ano. A família precisa se habituar a fazer essa limpeza dentro de casa, no pátio, no ambiente de trabalho, e não esperar apenas a chegada do agente da Dengue.”
 

LOC: A participação popular é primordial para que a luta contra o mosquito obtenha sucesso. Quer evitar a formação de criadouros do mosquito na sua casa? Acessesaude.gov.br/combateaedes e veja como evitar que a Dengue, Zika e Chikungunya venha afetar a sua casa e o seu bairro. 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.