RIO GRANDE DO SUL: Evento reúne parlamentares para discutir minirreforma trabalhista

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Considerada uma das principais apostas do Governo para retomar o crescimento do emprego no país, a minirreforma trabalhista vai ser tema de discussões nesta segunda-feira (17) em Porto Alegre. As Federações da Indústria do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina se juntaram para promover o primeiro Fórum Sul Brasileiro de Relações de Trabalho. O evento vai contar com a participação de diversos parlamentares, como o deputado Alceu Moreira, do PMDB do Rio Grande do Sul. O parlamentar acredita que, se as leis trabalhistas não forem modernizadas, o desemprego deve ficar ainda mais acentuado no Brasil.
 
TEC./SONORA: Alceu Moreira, deputado federal (PMDB-RS)
“Se nós vamos então continuar criminalizando o dono da empresa, o empreendedor – achando que ele é um maldito apenas porque ele é um patrão –, vamos acabar com esse processo de desemprego cada dia mais acentuado.”
 
LOC: O deputado Alex Canziani, do PTB do Paraná, também contribuirá na discussão desta segunda. De acordo com ele, o emprego costuma ser o último a se recuperar depois de uma crise. Por isso, ele entende que a modernização das leis do trabalho  é essencial para a retomada do emprego.
 
TEC./SONORA: Alex Canziani, deputado federal (PTB-PR)
 
“Vejo que a aprovação desse projeto é um grande avanço para os trabalhadores brasileiros e para o sistema como um todo. E dizer que, com relação à questão do emprego. Quando vem a crise, o último a sentir é o emprego. Porque os empresários seguram o máximo para poder desempregar, por causa da dificuldade que tem de repor a mão de obra e pela qualificação que têm que fazer com esse trabalhador. E o último a voltar é justamente a questão do emprego. Infelizmente.”

LOC: Para o deputado do PP gaúcho, Jerônimo Goergen, que também participará do evento,  as leis de trabalho precisam ser atualizadas para que seja vantajoso abrir mais vagas no mercado.
 
TEC./SONORA: Jerônimo Goergen, deputado federal (PP-RS)
 
“Nós precisamos atualizar a legislação para que a gente consiga viabilizar a volta do emprego pleno no Brasil. Hoje nós temos um custo maior para você dar o emprego do que o salário que o próprio trabalhador recebe.”

LOC: Já o deputado Edmar Arruda, do PSD do Paraná, lembra que todas as mudanças nas leis trabalhistas serão feitas sem tirar os direitos que já estão previstos na Constituição.

TEC./SONORA: Edmar Arruda, deputado federal (PSD-PR)
 
“Com relação à reforma trabalhista, você sabe: nós temos mais que 12 milhões de desempregados. Nós precisamos flexibilizar a lei trabalhista sem que o trabalhador, sem que o empresário tenham insegurança e percam os seus direitos..”

LOC: O objetivo do evento, que acontece das oito da manhã àsduasda tarde, no Salão de Convenções da FIERGS, em Porto Alegre, é discutir como a medida pode ter consequências no desenvolvimento do país.  A expectativa do Governo é que, tornando válidos os acordos  firmados entre patrões e empregados, o desemprego diminua no Brasil.

Reportagem, Bruna Goularte
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.