RIO GRANDE DO SUL: Estado incentiva população a doar sangue durante todo o ano

Hemorrede estadual trabalha para que doações sejam regulares

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O Rio Grande do Sul, que tem uma população estimada em 11 milhões de habitantes, registrou em 2016 mais de 260 mil doações de sangue, segundo dados da hemorrede estadual. O número representa uma taxa aproximada de 4,4 doações para cada mil habitantes. O estado dispõe de nove hemocentros localizados nas cidades de Porto Alegre, Passo Fundo, Pelotas, Palmeira das Missões, Santa Maria, Cruz Alta, Alegrete, Caxias do Sul e Santa Rosa. A diretora da hemorrede estadual, Helena Cunha, pede que os doadores sejam regulares e não compareçam aos pontos de coleta apenas em épocas de campanha.

TEC./SONORA: Helena Cunha, diretora da hemorrede estadual.

“Ainda está muito em cima de campanha, principalmente nessas épocas. Acho que em todo o Brasil também deve ser assim. No entanto, o que a gente trabalha é que as pessoas se tornem doadores fidelizados. O custo de análise de um sangue ele é muito caro, então quando tu tens um doador que ele já tem um determinado sangue avaliado, ele vai ser sempre avaliado novamente todas as vezes, mas o risco de dar positivo para alguma patologia vai ser bem menor.”

LOC.: Em toda a região Sul, 76% da população costumam doar sangue de forma espontânea, segundo dados do Ministério da Saúde. O corretor de imóveis Nésio Marçal, 59 anos, faz parte dessa estatística. Desde 1979, ele é doador de sangue. A primeira doação veio depois de assistir a uma chamada na televisão sobre a necessidade de sangue O negativo, seu tipo sanguíneo. Casado e pai de dois filhos, seu Nésio se desloca de Osório, município onde reside, até Porto Alegre para doar sangue. Da sua residência no bairro Pitangas até a capital são 100 quilômetros. As visitas ao hemocentro acontecem pelo menos três vezes por ano. Não é fumante, só bebe esporadicamente e faz exercícios regulares. Consciente e solidário com o próximo, ele lamenta que ainda existam mortes no Brasil por falta de doação de sangue.

TEC./SONORA: Nésio Marçal, corretor de imóveis.

“Doar sangue é doar vida, doar sangue é ser solidário. Nós carregamos nas nossas veias um produto que nenhum laboratório conseguiu nem vai conseguir fabricar. No entanto, a gente tem aí à vontade nas nossas veias, que salva vidas, sem dúvida nenhuma. E pasmem com o que eu vou dizer, morre gente por falta de sangue e isso é muito triste. É só uma questão de conscientização e é doando sangue que a gente evitaria, com certeza muitos óbitos por esse Brasil afora.”

LOC.: O Estado do Rio Grande do Sul conta com nove hemocentros na rede pública. Em Porto Alegre, os doadores devem procurar o Hemocentro Coordenador, que está localizado na Avenida Bento Gonçalves, no Partenon. A coleta é feita de segunda a sexta-feira, das oito da manhã às seis da tarde. Para mais informações, ligue para 3336-6755. Repetindo: 3336-6755. A lista completa das unidades do estado pode ser consultada no site da Secretaria de Saúde estadual. A doação de sangue é um ato que deve ser praticado regularmente. A sua solidariedade pode salvar vidas. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.