RIO GRANDE DO SUL: Estado capacita agentes comunitários de saúde para combater mosquito da Dengue

Salvar imagem

LOC: O último levantamento de índices para o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, realizado pelo Ministério da Saúde, aponta que, nove cidades gaúchas estão em situação de alerta ou risco de surto das três doenças. O município de Salvador das Missões está em risco. Outros oito aparecem em alerta e 213 estão em situação satisfatória. Para evitar que mais cidades corram o risco de infestação do mosquito e melhorar o atendimento à população prestado pelos agentes comunitários, a secretaria Estadual de Saúde disponibilizou, de maneira gratuita, capacitação em um curso de 40 horas, ministrados nas regionais. A subsecretária de Vigilância em Saúde do estado, Marilina Bercini, garante que o curso fará com que o os agentes prestem um serviço de melhor qualidade à população.

TEC/SONORA: Marilina Bercini, subsecretária de Vigilância em Saúde, do Rio Grande do Sul.

Os coordenadores regionais de saúde têm esse núcleo de saúde coletiva e, junto do pessoal da vigilância, capacita os novos agentes de endemias dos municípios, e recicla os antigos. Isso é uma atividade que começou no segundo semestre e começa a dar frutos, no sentido de capacitar esse contingente de pessoas que às vezes faz o trabalho, mas sem qualidade. O que a gente quer é qualificar o trabalho do agente de endemias.”

LOC: A subsecretária explica como as inscrições para participar do curso podem ser feitas e, que o objetivo é capacitar cem por cento dos agentes comunitários de saúde.

TEC/SONORA: Marilina Bercini, subsecretária de Vigilância em Saúde, do Rio Grande do Sul.

“É através desse núcleo de saúde coletiva das nossas regionais. Cada local está fazendo de uma forma, mas é através das regionais. Mais ou menos, temos 120 a 150 pessoas capacitadas, mas a ideia é fazer para os quase três mil agentes de controle de endemias que nós temos aqui no estado
.”

LOC: Você que é agente de endemias no estado do Rio Grande do Sul, não perca essa oportunidade. Vá até a regional de saúde pertencente ao seu município e faça a sua inscrição. O seu trabalho pode ajudar a salvar vidas. Tem dúvidas de como fazer para combater o mosquito? Acesse saude.gov.br/combateaedes e veja mais dicas. 
 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.