RIO DE JANEIRO: Reformas da Previdência e Trabalhista podem ajudar na recuperação da economia, diz deputado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 
LOC.: O rombo nas contas da aposentadoria do estado do Rio de Janeiro pode encontrar a solução na reforma da Previdência. É nisso que acredita o deputado Federal Simão Sessim, do PP fluminense. De acordo com o parlamentar, a reforma da Previdência é necessária para livrar as contas públicas de um prejuízo de quase 200 bilhões de reais. Ele lembra que o governo Federal vai ficar impossibilitado de promover investimentos se a reforma não for aprovada.
 
TEC/SONORA: Deputado Federal, Simão Sessim, PP-RJ
“Ela vem para tentar eliminar um déficit de quase 200 bilhões. Então é difícil governar com um déficit em suas costas. Se tem hoje 70% que é salário mínimo. Esse nem vai ser prejudicado. Esse nem vai ser atingido. Os outros, eu acredito que alguns vão apenas adequar a situação para evitar que esse déficit aumente”.
 
LOC.: O Rio de Janeiro é um dos estados brasileiros que mais sofre pelo déficit na Previdência. O prejuízo nas contas das aposentadorias está entre 13% e 19% da Receita Corrente Líquida do estado, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. E não é só isso. O desemprego também é um problema. Só no mês de abril, o Rio de Janeiro registrou o fechamento de mais de duas mil e 500 vagas formais de trabalho, segundo levantamento do Ministério do Trabalho.
 
A situação econômica do estado preocupada o deputado Simão Sessim que, além da reforma da Previdência, também defende uma reforma nas leis trabalhistas do país. Na avaliação do parlamentar, a modernização das relações de trabalho deverá ajudar na retomada do emprego.    
 
TEC/SONORA: Deputado Federal, Simão Sessim, PP-RJ
“Isso vai ampliar a oferta de emprego, sem dúvida, e vai fazer com que o investidor fique mais tranquilo e resolva investir mais e, com isso, [haverá] mais emprego. Então, nós não temos dúvidas que isso vai fortalecer a oferta de emprego”
 
LOC: Na prática, as novas regras previstas na reforma Trabalhista também vão ajudar o empregador contratar mais funcionários. É o que explica o especialista em Economia da PUC do Rio de Janeiro, professor José Márcio Camargo.
 
TEC/SONORA: José Márcio Camargo, professor do Departamento de Economia da PUC-RJ
“Na prática o que vai mudar é que os empresários vão ter uma capacidade maior de definir quanto custa um trabalhador e, por outro lado, isto significa que ele vai ter uma maior disponibilidade para empregar mais trabalhadores, o que  vai gerar uma redução na taxa de desemprego no longo prazo.
 
LOC: As reformas trabalhista e da Previdência estão tramitando no Congresso Nacional e são a principal aposta do governo federal para acabar com a crise econômica no país. A reforma da Previdência aguarda para ser votada no plenário da Câmara dos Deputados, enquanto que a reforma Trabalhista está em análise no Senado Federal.
 

 

Com a colaboração de Cristiano Carlos, reportagem, Bruna Goularte 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.