RIO DE JANEIRO: Estado capacita gestores municipais para lutar contra Dengue, Zika e Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Com mais de 158 mil casos registrados de Dengue, Zika e Chikungunya nesse ano, a secretaria Estadual de Saúde resolveu intensificar as ações para diminuir a incidência das doenças em 2017. De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde do estado, Mario Sérgio Ribeiro, a secretaria passará todo o mês de dezembro capacitando, via internet, médicos e enfermeiros dos 92 municípios do Rio de Janeiro. O objetivo é aprimorar o atendimento a quem sentir os sintomas das doenças.
 
TEC/SONORA: Mario Sérgio Ribeiro, superintendente de Vigilância em Saúde, do Rio de Janeiro.
 
“O principal ponto é capacitar a rede, os profissionais. Estamos publicando os documentos por conta das características das doenças, da dinâmica das doenças. Terminaremos amanhã a última série de capacitação aos municípios, por webconferência, para preparar os profissionais, médicos e enfermeiros, a tratar os pacientes.”
 

LOC: Mas, essa não será a única ação preparativa para 2017. De acordo com Ribeiro, já está sendo preparada uma visita da secretaria Estadual de Saúde a cada um dos 92 municípios, a fim de identificar as maiores necessidades e discutir, in loco, como alcançar melhores resultados.

TEC/SONORA: Mario Sérgio Ribeiro, superintendente de Vigilância em Saúde, do Rio de Janeiro
 
“Isso é fundamental. A gente tem um pacto de estruturação dos centros, onde fizemos uma reunião interna, para definir a agenda de visitas aos municípios no início de janeiro, a partir de 9 de janeiro, onde vamos visitar as regiões.”

 
LOC: O poder público no Rio de Janeiro está se movimentando e a população também é convidada a fazer a sua parte. Evitar água parada dentro de casa é primordial para lutar contra a proliferação do mosquito que transmite Dengue, Zika e Chikungunya. Acesse saude.gov.br/combateaedes e tire todas as suas dúvidas. 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.