RIO DE JANEIRO: Arquidiocese arrecada alimentos para haitianos afetados pelo furacão Matthew

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Mais de dois milhões de haitianos foram afetados pela passagem do furacão Matthew, ocorrida no último dia 4 de outubro. A informação é da Organização das Nações Unidas (ONU), responsável pela principal operação de ajuda ao país.
 
Um dos principais problemas, além da destruição causada, é que o fenômeno agravou a epidemia de cólera na população haitiana. O vice-secretário-geral da ONU, Jan Eliasson, pediu solidariedade da comunidade internacional e estimou que a primeira abordagem da resposta da organização vai custar 200 milhões de dólares. Ao todo, a ONU estima que as necessidades financeiras do país quase triplicaram após o furacão Matthew.
 
Aqui no Brasil, além da ajuda do governo brasileiro, que já enviou barracas para famílias atingidas pelo fenômeno, entidades estão se organizando para recolher suprimentos. No Rio de Janeiro, a Arquidiocese do estado e a Associação São Francisco na Providência de Deus se mobilizaram e criaram juntas a ''Campanha Alimente a Esperança, ajude o Haiti”, que tem como finalidade recolher 100 mil toneladas de alimentos não perecíveis ajudando os desabrigados.
 
O coordenador da campanha, Frei Paulo Batista, informa que podem ser doados alimentos como arroz, feijão, fubá, farinha de trigo, açúcar e macarrão.
 
As doações devem ser recebidas em todas as paróquias do Rio de Janeiro ou no Hospital São Francisco na Providência de Deus, localizado na Rua Conde de Bonfim, na Tijuca, Zona Norte da Cidade.
 
Reportagem, Tayssa Bryto

Receba nossos conteúdos em primeira mão.