RIO BRANCO (AC): Capital atende 80% dos casos de Tuberculose no Estado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

LOC: A servente de limpeza Francisca de Souza, de 34 anos, pegou Tuberculose em 2013. Fez o tratamento de seis meses para combater a doença. Hoje, a moradora do bairro Vila Acre, em Rio Branco, está curada. Mas, à época, a maior preocupação de Francisca era que a doença contaminasse a filha, de 13 anos. Ela conta como foi.

 TEC/SONORA: Francisca de Souza, servente de limpeza.

“No começo a gente acha um pouco estranho, mas a gente separou os pratos, as colheres, não deixava ela  ficar no quarto com a gente.”

 

LOC: O Ministério da Saúde lembra que a Tuberculose é transmitida pelo ar, não por talheres, copos ou pratos. A casa onde mora a pessoa com a doença, tem de ser bastante arejada, com circulação de ar, para evitar o contágio de outras pessoas. É importante também que o paciente use máscara. Dados da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco apontam que, em 2016, a capital registrou 245 casos de Tuberculose, enquanto nos primeiros três meses de 2017 já foram notificados 30 casos. Além de cuidar dos rio-branquenses, o município também recebe muitos pacientes dos outros municípios do Acre, como explica o responsável técnico pelo Programa de Controle da Tuberculose de Rio Branco, Francisco Costa.

 

TEC/SONORA: Francisco Costa, responsável técnico pelo Programa de Controle da Tuberculose de Rio Branco. 

 “Nós últimos dois anos, nós albergamos em média 80% do número de casos notificados só no município de Rio Branco. Nós somos em 22 município e a capital sozinha tem um diagnóstico versus tratamento de 80% do número do Estado.”

 

 

LOC: Aos sentir os primeiros sintomas da Tuberculose, como tosse por mais de três semanas, fraqueza e febre, procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência. A Tuberculose existe, tem cura e o tratamento é feito gratuitamente pelo SUS. Para saber mais sobre a doença e o tratamento, acesse saude.gov.br  Ministério da Saúde, Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.