RECONHECIMENTO: Brasil recebe título internacional pelo controle do tabagismo

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Nesta quarta-feira,o Brasil recebeu o prêmio internacional pelo controle do tabagismo. O título, entregue pela Fundação Bloomberg, em Abi Dubai, capital dos Emirados Árabes, é um reconhecimento do trabalho realizado pelo país na redução do número de fumantes e na implantação de políticas públicas para enfrentar o desafio da luta contra o fumo. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, representou o Brasil no encontro em Abu Dhabi  e falou sobre a importância desse reconhecimento internacional.
 
SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro
 
“Nós nos sentimos muito honrados, porque é um país, como poucos, que está fazendo a sua lição de casa e nós tivemos impactos significativos como nos últimos 5 anos, uma redução de mais de 20 por cento do consumo de cigarro no nosso país. Uma diminuição importante da exposição secundária nos ambientes domésticos e nos ambientes de trabalho, e medidas reconhecidas internacionalmente, como ações efetivas.”
 
REPÓRTER: De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, feita pelo Ministério da Saúde e o IBGE, o índice de pessoas que consomem cigarros e outros produtos derivados do tabaco é 20 por cento menor que o registrado cinco anos atrás. O ministro Arthur Chioro destacou que redução do número de fumantes no Brasil continua sendo uma das prioridades do governo federal.
 
SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro

“Nós temos que dar continuidade a toda uma estratégia de educação e saúde, enfrentando a glamorização fazendo com que cada vez mais os jovens tenham menos interesse em começar o uso do fumo. Nós precisamos de uma decisão do Supremo Tribunal Federal que proíba definitivamente o uso de aditivos no cigarro. Porque essas são as ações mais rigorosas no sentido de completar essa lição de casa.”
 
REPÓRTER: Hoje, o tabagismo é responsável por cerca de seis milhões de mortes por ano no mundo e 200 mil apenas no Brasil. A dependência da nicotina expõe os fumantes a mais de quatro mil substâncias tóxicas, que são fatores de risco para quase 50 doenças, principalmente as respiratórias e cardiovasculares, além de vários tipos de câncer como o de pulmão. Para saber mais, acesse a página do Ministério da Saúde. O endereço é : www.saude.gov.br

 

Reportagem, Victor Maciel

Receba nossos conteúdos em primeira mão.