RECIFE (PE): Cidade conta com serviço de telefone gratuito para microcefalia

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

REPÓRTER: Moradores de Recife contam com a ajuda da Igreja Católica para esclarecer dúvidas e receber orientações sobre a microcefalia. O Disque Solidariedade Microcefalia está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h da manhã ao meio dia. O serviço é gratuito e o número de telefone é: 3204 1373.

 

A iniciativa é da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil  (CNBB). A primeira etapa do projeto vai mobilizar 50 paróquias da capital pernambucana. Mas, segundo a coordenação da Pastoral da Saúde Nordeste 2, a meta é expandir o trabalho para todo o estado, atingindo até 100 comunidades.

 

A microcefalia é uma má-formação congênita em que a cabeça e o cérebro da criança são bem menores do que as de outras da mesma idade. Não existe tratamento específico e nem vacina para a microcefalia, que está associada ao vírus Zika.

 

O Zika é transmitido pelo Aedes aegypti, mosquito que também transmite a dengue e a chikungunya. O Ministério da Saúde vai investir mais de R$ 10 milhões para a Fundação Oswaldo Cruz desenvolver estudos sobre o Aedes aegypti. Desse total, R$ 4 milhões e quatrocentos mil serão para o financiamento da vacina contra o Zika.

 

Para saber mais, acesse: combateaedes.saude.gov..br.

 

Reportagem, Isadora Grespan.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.