RECIFE (PE): Cerca de 400 padarias utilizam embalagens sobre combate ao Aedes

Em Recife, o combate ao Aedes ganha mais uma parceria.  Cerca de 400 padarias da capital pernambucana utilizam embalagens com orientações sobre como prevenir e combater o mosquito, que transmite dengue, chikungunya e Zika vírus. A parceira foi feita pela Prefeitura Municipal de Recife e a cooperativa do setor no Estado de Pernambuco. 
 

Salvar imagem

REPÓRTER: Em Recife, o combate ao Aedes ganha mais uma parceria.  Cerca de 400 padarias da capital pernambucana utilizam embalagens com orientações sobre como prevenir e combater o mosquito, que transmite dengue, chikungunya e Zika vírus. A parceira foi feita pela Prefeitura Municipal de Recife e a cooperativa do setor no Estado de Pernambuco. Adeildo da Silva é dono de padaria e já aderiu à iniciativa. Ele conta que a distribuição do material vai possibilitar que a mensagem de combate ao Aedes chegue a todas as famílias de Recife.
 
SONORA: dono de padaria, Adeildo Claudino da Silva
 
“É um contato direto com as pessoas, aí essas informações trazem noticias para todo mundo. Então a gente está colocando a campanha nas sacolas, comunicando orientando o que deve ser feito. E cada um fazendo a sua parte, acredito que a gente vai acabar com esse mosquito aí. A partezinha pequena que a gente fizer já colabora muito.
 
REPÓRTER: De acordo com o presidente da cooperativa José Cosme da Silva, foram distribuídas 100 mil sacolas de plástico, 50 mil sacos de papel e 500 cartazes com informações sobre o combate ao Aedes nas padarias de Recife. Ele ressalta que as orientações nas embalagens podem chamar atenção dos clientes para os cuidados contra o mosquito.
 
SONORA: presidente da cooperativa, José Cosme da Silva
 
“Nos oferecemos para distribuir nas padarias cooperadas de Recife, panfletos, sacolas, sacos de papel com observações como combater o mosquito. O cliente vai dez, 15, 20 vezes ao mês. Tem pessoas lá no subúrbio que não estão ligadas nessas questões, e na hora que você vai numa padaria, aquela pessoa vai tomar um pouquinho mais de atenção, vai ter mais cuidado em sua casa. E com isso vai de boca a boca. Uma guerra dessa, a gente tem que dar as mãos.”
 
REPÓRTER: A recomendação do Ministério da Saúde é que cada família reserve 15 minutos por semana para combater o mosquito Aedes. A principal forma de se proteger do Zika e microcefalia, da dengue e chikungunya é impedir que o mosquito nasça. O Ministro da Saúde, Marcelo Castro, lembra que o combate ao Aedes dever ser rotineiro e não pode parar.
 
SONORA: ministro da Saúde, Marcelo Castro
 
O que a gente precisa ter a compreensão é a de que é um trabalho que é duradouro, que nós não vamos eliminar o mosquito de uma hora para outra e que é preciso ser uma ação continuada, rotineira, sistemática.”
 
REPÓRTER: De acordo com o Ministério da Saúde, 70 por cento da população do Aedes Aegypti nasce dentro de casa. Por isso, a participação da população é fundamental. Saiba mais na internet, no endereço: combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Karina Chagas

 

 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.