QUALIFARSUS: Projeto piloto qualifica farmacêuticos para atendimento humanizado

QUALIFARSUS: Projeto piloto qualifica farmacêuticos para atendimento humanizado

Salvar imagem

Tempo do áudio - 02'13''

REPÓRTER: Pacientes do SUS, Sistema Único de Saúde, são orientados sobre o uso correto de medicamentos em Curitiba. A ação faz parte do projeto piloto, QualifarSUS, do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. O projeto propõe que os profissionais de saúde ofereçam um atendimento humanizado para melhorar o bem-estar do paciente, o uso correto dos medicamentos e evitar futuras internações. Durante a execução do projeto, mais de mil pacientes tiveram consultas agendadas com farmacêuticos especializados. O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, ressalta que a qualificação do atendimento farmacêutico vai refletir na mudança da cultura brasileira da automedicação.

SONORA: secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde – Carlos Gadelha

"Isso vai contribuir para mudar a cultura brasileira, para que veja o medicamento não apenas como uma mercadoria, mas sim como um bem de saúde. Ir ao médico, falar com o farmacêutico, ou seja, o uso tem que ser extremamente racional. Ele tem que ser qualificado. Os dados que a gente tem é que o uso de medicamentos ainda está muito distante do uso racional na sociedade brasileira e a gente está investindo pesadamente para que a população use os medicamentos de forma adequada, como um bem, e não apenas como um produto de consumo."

REPÓRTER: A farmacêutica, Elza Miúra, 49 anos, participou do projeto piloto QualifarSUS, em Curitiba. Segundo a profissional a orientação especializada ajuda o paciente a não piorar o estado de saúde.

SONORA: farmacêutica – Elza Miúra

"Sempre visando a saúde dele. A questão da intoxicação, os efeitos sobre o fígado e sobre o rim. Fazer ele entender que ele pode mascarar um sintoma maior com alguma automedicação. Isso pode acarretar sérios problemas para ele. Nós procuramos orientar bastante e fixar bastante o porquê dele não tomar medicação sem alguma orientação."

REPÓRTER: A qualificação dos profissionais de assistência farmacêutica pelo projeto piloto QualifarSUS faz parte da Politica Nacional de Assistência Farmacêutica  do Ministério da Saúde. A ideia é que o projeto sirva como exemplo para todos os municípios brasileiros. Para saber mais, acesse www.saude.gov.br

Reportagem, Diane Lourenço

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.