PRIMAVERA DO LESTE (MT): Município intensifica ações no combate ao Aedes

Salvar imagem

REPÓRTER: Mutirões e vistorias em terrenos baldios são algumas das ações intensificadas nos 47 bairros de Primavera do Leste. O objetivo é conscientizar a população sobre os perigos que o mosquito Aedes aegypti pode causar para a saúde de todas as famílias. Além das visitas domiciliares realizadas pelos 141 agentes comunitários de saúde, também professores e alunos das escolas de Primavera do Leste estão sendo capacitados. Antônio Alves mora em Parque Eldorado. No bairro existem oficinas, locais que possuem possíveis criadouros do mosquito. Por isso, ele acha importante a visita dos agentes comunitários de saúde.
 SONORA: Antônio Francisco Alves
”O mais interessante da visita do agente porque ele já é treinado para isso. Recebo bem por mais que eu tenho o meu cuidado dou atenção às recomendações deles. Eu acho muito importante esse trabalho.
REPÓRTER: Novo Horizonte, Parque Eldorado e Jardim Itália estão entre os bairros com maior número de infestação do Aedes. A coordenadora de Vigilância ambiental, Bárbara Pellissari, pede aos moradores que permitam a entrada dos agentes comunitários nas casas.
SONORA: coordenadora de Vigilância ambiental, Bárbara Pellissari
“Moradores de Primavera do Leste, colabore com o combate do mosquito dengue, Zika e chikungunya. Receba o agente de saúde, permita o acesso para que ele possa eliminar possíveis focos do mosquito. É importante a colaboração de todos.
REPÓRTER: E, não basta apenas ouvir as informações dos agentes sem colocá-las em prática. O ideal é que, o combate ao Aedes seja realizado de forma rotineira pelas famílias, como lembra o Ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 SONORA: Marcelo Castro, Ministro da Saúde
 
O que a gente precisa ter a compreensão é a de que é um trabalho que é duradouro, que nós não vamos eliminar o mosquito de uma hora para outra e que é preciso ser uma ação continuada, rotineira, sistemática.”
REPÓRTER: Se você algum lugar que possa ser um possível criadouro do mosquito, solicite a limpeza do local no número 3498 9147. Saiba mais sobre na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br
 

Reportagem, Karina Chagas

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.