PRIMAVERA DO LESTE (MT): Casos de dengue e vírus Zika são confirmados no município

 
 

Salvar imagem

REPÓRTER: Primavera do Leste continua na luta contra o Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, chikungunya e o vírus Zika. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, já foram notificados 865 casos suspeitos de dengue e 167 casos confirmados. Sobre o vírus Zika, a cidade tem três casos confirmados e em relação à febre chikungunya, foram notificados quatro casos suspeitos da doença, porém nenhum deles confirmados, até o momento. Para evitar que os números aumentem, toda a população deve continuar colaborando com a eliminação de focos do mosquito em casa. O biólogo da Universidade de Campinas, Carlos Salguerosa, ressalta que o mosquito gosta tanto do frio quanto do calor e por isso a população deve continuar a combater o Aedes.
 
SONORA: biólogo da Universidade de Campinas, Carlos Cláudio Salguerosa
 
“Eles gostam tanto do frio quanto do verão. É que a temperatura do corpo dos insetos é dependente da temperatura do ambiente. Então se o ambiente está quente, eles estão quentes, e eles estão super ativos. Se ambiente está frio, eles estão menos ativos menos fazendo suas tarefas biológicas. Faça o seu serviço na sua casa, na casa do vizinho, na casa dos parentes e onde você trabalha.”
 
REPÓRTER: Para exterminar o mosquito, é fundamental que todos participem dessa luta. O Ministro da Saúde, Marcelo Castro, lembra como é importante manter uma rotina para evitar que o mosquito se reproduza.
 
SONORA: ministro da Saúde, Marcelo Castro
 
O que a gente precisa ter a compreensão é a de que é um trabalho que é duradouro, que nós não vamos eliminar o mosquito de uma hora para outra e que é preciso ser uma ação continuada, rotineira, sistemática.”
 
REPÓRTER: Mais de 140 agentes comunitários de saúde e de endemias estão realizando visitas domiciliares nos mais de 30 mil imóveis de Primavera do Leste. Para tirar dúvidas sobre prevenção de combate ao Aedes, ligue na Prefeitura Municipal no número 3498 3333. Saiba mais sobre dengue, chikungunya e Zika na internet, no endereço: combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Karina Chagas

 

 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.