POPULARIDADE: Apenas 27% da população com renda de até dois salários mínimos aprovam governo Dilma

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

Tempo do áudio –

REPÓRTER: Desde que assumiu a presidência da República, a popularidade da presidente Dilma Rousseff vem caindo a cada dia. Na última pesquisa Datafolha, divulgada no início de fevereiro, a aprovação da presidente petista atingiu o menor nível desde a posse, em 2011. Pelo levantamento, 23% dos brasileiros adultos avaliam a gestão de Dilma como ótima ou boa. O número era de 42% em dezembro de 2014.  Entre os menos escolarizados, 31% aprovam o governo da petista, índice que, em fevereiro era de 54%. Entre aqueles que ganham até dois salários mínimos, a aprovação caiu de 50% para 27% no mesmo período.  Para o cientista político Valdir Pucci, a queda da popularidade de Dilma entre os mais pobres deve ser observada com atenção.   

SONORA: cientista político, Valdir Pucci

“Isso é bastante preocupante pro ideário do PT  de manutenção do poder porque foi justamente essa classe que os levou, que os manteve no poder, principalmente nessa eleição que foi muito acirrada e com esse discurso da manutenção dessas políticas sociais que justamente garantiu a vitória da presidente. Quando esse discurso não começa mais a fazer sentido também prá população de baixa renda e de menor escolaridade, o PT, pode-se dizer que vai perdendo um dos seus últimos bastiãos desse poder político.”

REPÓRTER: A pesquisa Datafolha de fevereiro traz outros dados que vão contra a popularidade da presidente. Para 52% dos brasileiros, a petista sabia da corrupção da Petrobras e permitiu que ocorresse. 81% dos brasileiros preveem que a inflação vai aumentar e 57% acreditam que o poder de compra vai diminuir. Para o cientista político, o brasileiro não vê os ajustes feitos pela presidente Dilma com bons olhos. Segundo ele, o governo petista não tem outra alternativa senão negociar com o PMDB para minimizar os problemas.

SONORA: cientista político, Valdir Pucci

“O governo está nas cordas, precisa reagir de alguma forma e a única reação que ele tem nesse momento é contar com o PMDB. Ele vai ter que ceder ao PMDB, ao próprio fisiologismo do PMDB na troca de cargos por apoio Isso vai ser inevitável para o governo. E o que eu vejo na verdade nesses 4 anos? Eu vejo um PT muito dependente do PMDB e eu imagino que nós teremos quatro anos de crise  econômica e política e quatro anos em que a presidente, eu vou usar até um termo  que os Estados Unidos usa em fim de mandato pro presidente que é o ‘pato manco’, que é aquele governo que já acabou. Acho que esse governo tende a ter começado a acabar. Eu acho que a gente vai ter quatro anos aí só de levar só para a próxima eleição.”

REPÓRTER: A próxima pesquisa que monitora a popularidade da presidente Dilma deve ser a do Ibope e deve sair no final deste mês encomendada pela Confederação Nacional da Indústria, a CNI.

Reportagem, Ivana Sant’Anna

Receba nossos conteúdos em primeira mão.