PONTA PORÃ (MS): Número de doenças ligadas ao Aedes põe cidade em lista de prioritários no combate

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O grande número de doenças ligadas ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e do vírus Zika colocou Ponta Porã na lista do Ministério da Saúde de municípios prioritários. Segundo a Secretaria estadual de saúde, a cidade já registrou esse ano, até o dia 20 de abril, mais de dois mil e 500 casos de dengue. Um caso de chikungunya está sob investigação. Para reverter esse quadro a cidade conta com mais de 170 agentes de saúde e endemias, que visitam casas para eliminar possíveis criadouros do mosquito, além de informar a população sobre os cuidados diários. Salgado Filho, I pê II e bairro Aeroporto estão entre as regiões da cidade mais afetadas pelo Aedes segundo a secretaria municipal de saúde. O coordenador de endemias e vetores de Ponta Porã, Edilson Melgarejo, fala da importância da visita dos agentes. 


SONORA: Edilson Melgarejo - coordenador de endemias e vetores

“Que recebam os agentes, tanto de endemias quanto como o do agente comunitário de saúde. Onde eles vão poder levar até você, morador, toda a informação necessária quanto a sintomas, quanto a cuidados, quanto à prevenção”


REPÓRTER: Em todo o Mato Grosso do Sul, já passam dos 51 mil os casos suspeitos de dengue. São, ainda, mais de mil e 300 de Zika e 290 de chikungunya. Cento e nove gestantes tiveram confirmada a contaminação por vírus Zika. A preocupação de mulheres grávidas com o vírus é porque ele pode causar microcefalia em recém-nascidos. Outras 200 gestantes ainda aguardam resultado de exames para atestar a infecção do vírus. Segundo a secretaria estadual de Saúde, o combate ao inseto está mais difícil neste ano devido ao alto índice de chuvas em Mato Grosso do Sul. O ministro da Saúde, Marcelo Castro, destaca que os cuidados devem ser ainda maiores nesse período do ano.

 SONORA: Marcelo Castro, ministro da Saúde

“Historicamente, estamos passando pelo mês que favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Por isso, precisamos continuar fortalecendo as ações de combate ao mosquito para conseguirmos mudar esse quadro. Receba os agentes de saúde para as vistorias e fique atento às orientações que eles vão lhe dar para a eliminação dos criadouros do mosquito”.
  
REPÓRTER: Os cidadãos do Mato Grosso do Sul que tiverem dificuldade de entrar em contato com as secretarias municipais para fazer denúncias ou tirar dúvidas, podem ligar no número 3326-7182. O telefone é da  Central de Atendimento da Secretaria Estadual de Saúde. Para mais informações sobre dengue, chikungunya e Zika e acesse o site:  combateaedes.saude.gov.br


Reportagem, Raphael Costa

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.