POLÍTICA: Pizzolato passará a cumprir pena em regime semiaberto

O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil começou a cumprir a pena em regime fechado em 2015

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso concedeu progressão para o regime semiaberto ao ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato. Ele que foi condenado no processo do mensalão, em 2013, está preso na Penitenciária da Papuda, no Distrito Federal e agora, cumprirá sua pena em casa, com tornozeleira, como explica o cientista político, Valdir Pucci.

TEC./SONORA: Valdir Pucci, cientista político.

"Agora ele será transferido justamente para a sua residência, com o uso de tornozeleira. Ele não está solto. Ele continua em prisão, só que agora, em prisão domiciliar. A aplicação da progressão do regime, associado também a questão da própria idade do Pizzolato, leva ele a esta possibilidade de cumprir a pena agora na sua residência. Por isto que a prisão domiciliar foi acatada."

LOC.: Pizzolato, que tem cidadania italiana, foi extraditado pelo governo da Itália em outubro de 2015. Em 2012, ele foi condenado pelo Supremo por corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro. Para evitar de ser preso, ele fugiu para a Itália com o passaporte falso, com o nome de um irmão morto. Apenas em 2014, Pizzolato foi preso na Itália por porte de documento falso. Lembrando que Henrique Pizzolato chegou a ser solto em outubro do mesmo ano pela Justiça italiana e em fevereiro de 2015, após recurso apresentado pelo Brasil, a extradição foi autorizada e ele voltou à prisão. Mas, no dia 24 de abril de 2015, a Justiça italiana confirmou a decisão de extraditá-lo.

Na decisão, ministro do Supremo Tribunal Federal aplicou a Lei de Execução Penal e entendeu que o condenado resgatou os dias necessários para progredir para o regime mais brando.

Reportagem, Cintia Moreira

Receba nossos conteúdos em primeira mão.