POLÍTICA: “É uma notícia histórica” diz Rodrigo Maia sobre privatização da Eletrobras

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) afirmou nessa terça-feira que a notícia da privatização da Eletrobras é histórica para o país. De acordo com Maia não é função do governo gerir a empresa do setor elétrico e, sim, cuidas das pessoas.
 
"Para mim, essa é uma notícia histórica. O governo brasileiro precisa existir para atender as pessoas que precisam do governo. O governo precisa estar focado em saúde, educação e segurança. É um discurso que todos fazem. E acho que decisão de privatizar a Eletrobras vai nessa linha, não tem nenhuma necessidade do governo de ter o controle e a gestão da Eletrobras que a gente viu que nos últimos anos, principalmente no governo do PT, da presidente Dilma, foram desastrosos.”

De acordo com o Ministério de Minas e Energia a privatização da estatal “trará maior competitividade e agilidade à empresa para gerir suas operações” e que “a decisão do Ministério foi adotada após profundo diagnóstico”. Defendendo a privatização da empresa, o presidente da Câmara comparou a gestão pública  a administração privada, citando a Petrobras, como exemplo.

“O mais importante não é saber se a gestão é pública ou privada, é saber se o cidadão na ponta está sendo atendido. O caso próprio, da Lava Jato, da Petrobras é um exemplo disso. Então, eu acho que privatizar a Eletrobras, privatizar mais de cem empresas públicas que não servem para nada. São meros, na sua maioria, cabide de emprego e muito mal na sua gestão"

Após o anúncio, nesta terça-feira (22), de que a empresa será privatizada, a Eletrobras, maior grupo do setor elétrico da América Latina, ganhou quase nove bilhões em valor de mercado, chegando a mais de 29 bilhões de reais. Na  segunda-feira (21) o valor era de pouco mais de 20 bilhões. As ações subiram quase 50%.

De Brasília João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.