POLÍCIA FEDERAL: Precisamos permitir que a PF tenha mais independência, afirma deputado Delegado Waldir, do PR-GO

Salvar imagem

REPÓRTER: Na luta por fortalecer o combate à corrupção no Brasil, a Polícia Federal busca por autonomia política e orçamentária. É por isso que tramita na Câmara dos Deputados a Proposta de Emenda à Constituição número 412, de 2009 que, se for aprovada, vai permitir que a instituição atue de forma independente do Ministério da Justiça.
 
Para que a PEC seja aprovada, os deputados federais precisam votar a admissibilidade do pedido na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara. A proposta já foi para a votação, mas um pedido de vista adiou a decisão sobre a proposta. Agora, uma comissão especial deve ser criada para que o tema seja discutido. O Delegado Waldir, do PR de Goiás, é um dos Deputados favoráveis à proposta e explica o trâmite.
 
SONORA: Deputado Delegado Waldir, PR-GO
“Vai ser criada uma Comissão Especial para que a gente possa discutir. Isso foi até proposto na ultima audiência, a respeito dos fatos. E caso ela seja admitida, vai ser criada uma comissão especial para que a gente consiga aprovar essa PEC 412,de 2009, de extrema importância”.
 
REPÓRTER: Agora, o plenário vai ter mais tempo para discutir a proposta da PEC. Na opinião do Deputado Delegado Waldir, a PEC deve ser aceita para que a Polícia Federal não sofra interferências políticas.
 
SONORA: Deputado Delegado Waldir, PR-GO
“Na verdade, sou favorável à aprovação dessa PEC. A gente precisa permitir que os servidores da Polícia Federal possam ter mais independência, autonomia e não sejam manipulados por questões políticas. Eu acredito que essa autonomia vai trazer essa independência, como já foi garantido ao MP, à Defensoria, à Procuradoria, a muitos outros órgãos. E nós só queremos estender à Polícia Federal essa garantia”.
 
REPÓRTER: Você também pode ajudar a pressionar os parlamentares a aprovarem a proposta. Entre em contato com os deputados federais e cobre que votem a PEC que garante a autonomia da Polícia Federal. Saiba mais em www.pecdapf.adpf.org.br
 

Reportagem, Bruna Goularte

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.