POLÍCIA FEDERAL: Planejamento e domínio de estrutura são ganhos de autonomia da PF, diz associação do Distrito Federal

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A Polícia Federal (PF) pode conquistar autonomia política e orçamentária em relação ao Ministério da Justiça, órgão ao qual ela é vinculada. Se isso acontecer, o combate à corrupção no Brasil seria ainda mais eficaz. A medida é tratada na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) número 412, que tramita na Câmara dos Deputados.
 
Sendo o combate à corrupção uma das frentes de atuação mais fortes da PF, o debate sobre a aprovação da PEC 412 tem ganhado o apoio de órgãos e instituições em todo o Brasil. É o caso da Associação dos Delegados de Polícia do Distrito Federal. O diretor de Relações Institucionais da entidade, Kleber Luiz Junior, comenta que a autonomia fortalece a Polícia Federal, que poderá planejar melhor as ações de investigação.
 
SONORA: Kleber Luiz Junior, diretor de relações institucionais da Adepol DF
“Não só a Polícia Federal, mas a polícia Judiciária brasileira, precisa conquistar um nível de autonomia para poder planejar melhor as suas ações e também para ter um nível de domínio sobre a sua estrutura. Eu não tenho a menor dúvida, e a gente pode falar com toda a segurança, que, caso a PF alcance autonomia, que é pretendia por meio da PEC 412, ela vai fortalecer muito as suas ações, porque vai poder lidar melhor com a sua estrutura interna e planejar melhor toda a sua ação investigativa”.
 
REPÓRTER: Para que a PF conquiste autonomia e consiga tornar o combate à corrupção ainda mais eficaz, sem sofrer nenhum tipo de interferência política, o primeiro passo é que a PEC 412 seja aprovada na Comissão de Constituição Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados. Você pode entrar em contato com os deputados federais e cobrar que votem a PEC que garante a autonomia da Polícia Federal. Saiba mais em: pecdapf.adpf.org.br.
 
Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.