POLÍCIA FEDERAL: Autonomia vai impedir que governo congele orçamento da instituição

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O orçamento que Polícia Federal dispõe para um determinado ano é definido pelo governo federal e pode sofrer corte ou ser congelado, prejudicando, por exemplo, operações de combate à corrupção.
Com a autonomia da instituição, prevista na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) número 412, o governo não poderá contingenciar os recursos financeiros da PF, como explica o ppresidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Carlos Eduardo Sobral.
 
SONORA: Carlos Eduardo Sobral, presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
“Na verdade, a instituição fica paralisada por conta do contingenciamento, que é o bloqueio que o governo faz nos recursos de diversos órgãos, inclusive a Polícia Federal. Com a autonomia, ele não mais poderá congelar os recursos da Polícia Federal. Uma vez previsto no orçamento e aprovado pelo Congresso Nacional, o governo tem que aprovar o recurso”.
 
REPÓRTER: Para que a Polícia Federal conquiste autonomia, o primeiro passo é que a PEC 412 seja aprovada na Comissão de Constituição Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados. Você pode entrar em contato com os deputados federais e cobrar que votem a PEC que garante a autonomia da Polícia Federal. Saiba mais em pecdapf.adpf.org.br
 
Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.