POÇO DAS TRINCHEIRAS (AL): Peixes são usados no combate às larvas do Aedes aegypti

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 
REPÓRTER: Poço das Trincheiras foi classificado pelo Ministério da Saúde como um dos municípios que precisam reforçar as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e vírus zika.
 
O município chegou a viver uma infestação do mosquito em 2015 e, neste ano, já foram notificados 83 casos de dengue e mais 45 chikungunya. Uma das medidas de controle adotada pelos agentes de saúde foi o uso de peixes nos reservatórios ou caixas d’água da cidade. O supervisor de endemias, José Ronaldo Ramalho, explica a iniciativa.
 
SONORA: supervisor de Endemias, José Ronaldo Ramalho.
“A gente está trabalhando com o manejo biológico, que é um tipo de peixinho que a gente vai lá, na residência do seu José ou da dona Maria, e coloca um ou dois peixinhos pequeninos, que aqui na nossa região chamamos de candunda. Um peixinho que a gente coloca e ele suga a possível larva que tenha lá ou que possa conter”.    
  
REPÓRTER: Além de cuidar da sua casa, deixando-a livre de criadouros, você também pode denunciar os lugares que possam ter focos do mosquito. O telefone é o 3626-1135. A queixa também pode ser feita pessoalmente, na própria Secretaria Municipal de Saúde, que fica na rua São José, no Centro da cidade.
 
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
Para saber mais sobre o Aedes e as doenças que ele transmite, acesse: combateaedes.saude.gov.br.

 

Reportagem, William Nascimento.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.