PIRENÓPOLIS (GO): Secretaria de Saúde tira dúvidas sobre HPV na internet. Meninas entre 11 e 13 anos devem tomar 2ª dose da vacina

Apenas 28% das meninas entre 11 e 13 anos tomaram segunda dose da vacina contra HPV, que protege contra câncer do colo do útero 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A secretaria de Saúde de Pirenópolis está inovando para tirar as dúvidas da população a respeito da vacina contra o HPV. Pela internet, telefone ou até pessoalmente, os pais de meninas de 11 a 13 anos de idade ou até as próprias adolescentes podem entrar em contato para esclarecer questões sobre a vacina e o vírus. A coordenadora da Atenção Básica no município, Hiumara Amâncio Luz, explica que, os canais de comunicação estão abertos para que a população possa saber mais sobre a imunização.
 
SONORA: Coordenadora da Atenção Básica, Hiumara Amâncio Luz
 
“Nós temos o canal do facebook, do instagran tem o contato por telefone aqui da secretaria de Saúde  e a gente pode está esclarecendo a duvida do paciente e o paciente pode vir aqui na secretaria, ou se precisar a gente pode mandar uma equipe ir na casa dele explicar direitinho como que funciona.”
 
REPÓRTER: Pirenópolis registrou, até o fim de 2014, que apenas 28 por cento das meninas de 11 a 13 anos de idade já haviam tomado a vacina contra o HPV. O Ministério da Saúde recomenda que, pelo menos 80 por cento destas jovens estejam imunizadas. A vacina contra o HPV é a principal forma de prevenir o câncer do colo do útero, doença que deve vitimar mais de seiscentas mulheres, só este ano, em todo estado de Goiás. A coordenadora, Hiumara Amâncio, lembra as meninas da importância de tomar todas as doses da vacina e, faz um chamado para as adolescentes.
 
SONORA: Coordenadora da Atenção Básica, Hiumara Amâncio Luz
 
“A vacina é totalmente segura como todas as outras que o Ministério da Saúde oferece na rede básica. Quem ainda não vacinou não perca tempo, vacine o quanto antes procure uma unidade de saúde mais próximo de sua casa faça o esquema completo, as três doses. É uma maneira de você está prevenindo.”    
 
REPÓRTER: Para quem quer tirar dúvidas sobre a vacina contra o HPV por telefone, o número da secretaria de Saúde do município é o: 3331 3331. No Facebook, basta procurar por Secretaria Municipal de Saúde de Pirenópolis e no Istragran é só seguir o @saudepir. Para tomar a segunda dose da vacina, as meninas de 11 a 13 anos não precisam da autorização dos pais. Basta ir ao porto de saúde mais próximo de casa com a caderneta de vacinação ou o documento de identidade.
 
Reportagem, Henrique Carmo 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.