PIAUÍ (PI): Guadalupe e Nazaré do Piauí estão com vacinação contra HPV baixa

Meninas entre 11 e 13 anos devem ir aos postos de saúde para tomar segunda dose de vacina contra HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As mães e pais de Guadalupe e Nazaré do Piauí, ainda não levaram as meninas de 11 e 13 anos para tomar a segunda dose da vacina contra o HPV. Os municípios que fazem parte da microrregião de Floriano imunizaram menos de 20 por cento das jovens, cada um. A meta do ministério da Saúde é vacinar 75 por cento das adolescentes de cada cidade. A moradora do município de Guadalupe, Michela Alves, não teve receio dos boatos propagados na mídia e levou a filha para tomar a vacina contra o HPV. A dona de casa imunizou a adolescente de 12 anos, Giovana Larisse, do papiloma vírus, causador do câncer do colo de útero. Ela relata que, as mães devem vacinar as filhas para prevenir problemas no futuro.
 
SONORA: dona de casa, Michela Alves.
 
“A vacina contra o HPV previne várias doenças, contra o câncer e a tendência nossa é resguardar nossas filhas no caso de no futuro desenvolver algum tipo de doença”.
 
REPÓRTER: Para tomar a segunda dose, as meninas devem apresentar carteira de vacinação ou documento de identidade. A vacina é gratuita em qualquer unidade de saúde pública do país. Na rede privada, para se proteger do vírus HPV, as famílias devem gastar aproximadamente dois mil Reais. O secretário Municipal de Saúde, Paulo Henrique Rocha, destaca a importância da imunização.
 
SONORA: secretário Municipal de Saúde, Paulo Henrique Rocha
 
“A importância é muito grande. A gente sabe que ainda hoje, tem mulheres que morrem em consequência disso. Você ter essa vacinação disponível para essas meninas, nessa faixa etária é de fundamental importância, prevenindo para o que possa vir no futuro. Então a gente ressalta essa importância de estar orientando os pais, os responsáveis, os próprios professores, e os profissionais de saúde, para estar orientando e divulgando isso que é muito importante”.
 
REPÓRTER: Neste ano, no estado do Piauí, cerca de quatrocentas mulheres devem descobrir que tem câncer do colo de útero, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Para tentar erradicar esse tipo cancerígeno, o ministério da Saúde ressalta que, as adolescentes devem tomar as três doses da vacina. A segunda seis meses após a primeira e, a terceira cinco anos após a segunda. O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, garante a segurança da imunização para as adolescentes.
 
SONORA: secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
 
“Essa vacina é uma vacina segura. Hoje em dia é utilizada em mais de 100 países do mundo. Pequenas reações que existem são esperadas. São leves a grande maioria, dor no local. Reações alérgicas que podem ocorrer com qualquer tipo de remédio, qualquer tipo de injeção mesmo com qualquer tipo de alimento”.
 
REPÓRTER: As meninas de 11 a 13 anos, de Guadalupe, devem procurar uma das cinco unidades de saúde para tomar a vacina contra o vírus HPV. As unidades de saúde principais são Perina Batista de Castro, no Bairro Vila Parnaíba e Dirceu Arcoverde, no Bairro Cruzeta. O atendimento é de segunda a sexta-feira, de oito da manhã ao meio dia e, de duas às seis da tarde. Na zona rural, agentes de saúde levam a vacina para as adolescentes. Em Nazaré do Piauí, os pais podem levar as adolescentes em uma das sete unidades básicas de saúde do município. A imunização as jovens acontece de segunda a sexta-feira, de oito da manhã às cinco da tarde.

Reportagem, Pedro Paulo Borges

Receba nossos conteúdos em primeira mão.