LOC: Duzentos e setenta militares foram capacitados para combater o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, no Piauí, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, que contou com a participação da Fundação Municipal de Saúde. A equipe é do Segundo Batalhão de Engenharia e Construção. Inicialmente, os militares vão atuar em onze cidades piauienses que estão em situação de alerta de surto das três doenças, de acordo com levantamento do Ministério da Saúde. Mas, sozinhos, os soldados não vão acabar com o mosquito. Por isso, o Secretário Estadual de Saúde do Piauí, Francisco Costa, pede à população que continue na luta contra o transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
TEC/SONORA: Francisco Costa, Secretário Estadual de Saúde
“Que continue essa vigilância necessária no combate ao mosquito Aedes aegypti. Somente com a ajuda da sociedade e o envolvimento do Poder Público é que juntos conseguiremos vencer essa tão necessária batalha”.
LOC: Os militares vão fazer o trabalho de combate ao mosquito até julho do próximo ano. Eles vão atuar nas ações educativas de eliminação e tratamento de criadouros. Como a tarefa de acabar com focos do mosquito é de todo mundo, o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, pede que as escolas e as empresas também trabalhem o tema.
TEC/SONORA: Ministro da Saúde, Ricardo Barros
“Vamos identificar focos, vamos mobilizar as escolas para que, ao final de cada aula, os alunos sejam motivados a fazer a vistoria em casa. As empresas devem escalar voluntários para eliminar os focos nas sedes da própria empresa. Mas depende de cada brasileiro fazer a sua parte.”
LOC: No estado, os municípios que contarão com a presença dos militares são: Cocal, Esperantina, Floriano, Lagoa de São Francisco, Marcolândia, Milton Brandão, Monsenhor Hipólito, Regeneração, Picos, Pedro II e a capital Teresina. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o Piauí registrou, este ano, cerca de cinco mil casos de Dengue, mais de 200 casos de Zika e aproximadamente dois mil de Chikungunya. Para saber mais, acesse: saúde.gov.br/combateaedes.