PIAUÍ: Estado tem mais de 70 casos confirmados de microcefalia

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 
REPÓRTER: A microcefalia é o nome que se dá quando a cabeça de uma pessoa tem um tamanho menor do que o esperado para a idade. Pode ser resultado de muitos fatores. É uma doença sem cura, que exige cuidados constantes e que está relacionada ao vírus Zika.
 
O Zika é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que também é responsável pela dengue e pela febre chikungunya. Segundo o novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado nesta terça-feira (26), no Piauí, foram quase 160 notificações de microcefalia. 74 casos foram confirmados. Outros 22 aguardam resultado, e 61 acabaram descartados.
 
Em todo o país, existem mais de sete mil e 200 casos notificados da doença. O vírus Zika passou a ser monitorado em outubro de 2015. De lá para cá, mil 198 casos foram confirmados e outros 3.710 permanecem em investigação. Pouco mais de dois mil e trezentos casos foram descartados. O Ministério da Saúde considera que houve infecção pelo Zika na maior parte das grávidas que tiveram bebês com diagnóstico final de microcefalia.
 
REPÓRTER: O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, ensina como as mulheres grávidas podem se proteger.
 
SONORA: Cláudio Maierovitch, diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde
 
“Contra o Zika vírus, a principal proteção é contra o mosquito. Além de eliminar qualquer fonte de criação de mosquito dentro de casa, a proteção com roupas de mangas longas, calças longas, meias, o uso de repelentes, portas abertas [manter] fechadas ou teladas. Isso deve garantir uma segurança maior para gestante contra a picada dos mosquitos Aedes aegypti.”
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
 
REPÓRTER: Conheça mais orientações sobre a microcefalia e o vírus Zika acessando o portal: combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, William Nascimento
 

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.