PE: Itambé, Igarassu, Palmares e Itaquitinga precisam alcançar meta de vacinação contra HPV

Regiões próximas a Itambé, Igarassu, Palmares e Itaquitinga, precisam aumentar aplicação da segunda dose da vacina contra HPV  

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Com a intenção de proteger a geração de adolescentes contra o câncer do colo do útero, o ministério da Saúde colocou no calendário de imunização do país a vacina contra o vírus HPV, principal transmissor da doença. Para que a campanha alcance o objetivo, é preciso imunizar cerca de cinco milhões de meninas de 11 a 13 anos com a segunda dose da vacina. Aqui em Pernambuco, as cidades de Itambé, Igarassu, Palmares e Itaguitinga não conseguiram, até o momento, atingir a meta de no mínimo 75 por cento das adolescentes vacinadas. A diretora da Atenção Básica de Saúde do município de Igarassu, Maria de Fátima Santana, conhece bem a realidade do câncer do colo do útero município. Ela reforça a importância da vacina para as jovens.

 
SONORA: Maria de Fátima Santana, diretora de Atenção Básica de Saúde de Igarassu
 
“A gente precisa proteger nossos adolescentes, nossos jovens, e a vacina é uma forma de prevenir a doença. Então a gente desperta a real importância dos pais levarem os filhos adolescentes até as nossas unidades de saúde, nós temos 31 unidades de saúde disponíveis. Com as vacinas lá, as unidades funcionam das 8h às 16h. Os pais ou responsáveis podem procurar nossas unidades de saúde que a vacina vai tá lá disponível para os  adolescentes.  É muito importante essa participação da comunidade. Sem a participação da comunidade, nós não iremos atingir a meta e imunizar nossos adolescentes.“
 
 
REPÓRTER: Pesquisa feita pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) indica que somente este ano, quase mil mulheres devem ser diagnosticadas com a doença em todo estado de Pernambuco. A assistente odontológica, Márcia Roseli, levou a filha, Marcela, de 12 anos, para tomar a vacina. Ela conta que a menina não sentiu nenhuma reação depois que tomou a segunda dose da e incentiva as famílias a levarem as filhas.

Sonora: Márcia Roseli, assistente odontológica
 
“Vieram aqueles casos que apareceram e que não foi nada constatado, nada confirmado que foi da vacina. Que elas não ficassem com medo que
não dá reação, que é muito importante para os nossos filhos que eles sejam vacinados com essa vacina do HPV”.
 
REPÓRTER: A vacina contra o vírus HPV não prejudica a saúde de nenhuma adolescente, não causa paralisia nas pernas, nem tão pouco no rosto. A afirmação é do secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. Ele garante a segurança da vacina que previne o câncer do colo do útero. O secretário afirma que antes de ser aplicada no Brasil, a vacina já tinha mais de 160 milhões de doses aplicadas em países da Europa e América do Norte. Ele tranquiliza as famílias quanto à eficácia das três doses.
 
SONORA: secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos, do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“A análise dessas mais de seis milhões de doses aplicadas até o momento demonstram claramente que a vacina no Brasil segue o padrão internacional de segurança sem nenhum tipo de evento adverso inesperado, desconhecido ou grave, que não possa ser explicado por outra causa ter sido observado em nosso país. Então a vacina é absolutamente segura, recomendada pela organização de saúde, e precisamos lembrar que antes de ser oferecida gratuitamente pelo SUS, uma menina para se proteger contra o HPV a família tinha que gastar cerca de mil e quinhentos reias.”
 
REPÓRTER: A vacina contra o HPV está disponível em todos os municípios de Pernambuco durante o ano. Basta procurar um posto de saúde mais próximo com o cartão de vacina em mãos.
 
Reportagem, Rodrigo Santos

Receba nossos conteúdos em primeira mão.