PAULISTANA (PI): Secretária de Saúde convida adolescentes do município para receberem vacinação contra HPV

Meninas de 11 a 13 anos do município precisam tomar  vacina para se protegerem contra uma das principais causas de morte entre mulheres no país

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Atenção famílias de Paulistana. A segunda dose da vacina contra o HPV está disponível no município. Chegou a hora de proteger as adolescentes que têm entre 11 e 13 anos contra o HPV. Levem suas filhas, para se prevenirem contra o câncer de colo do útero. As meninas podem receber a vacina na unidade de saúde Caio Coelho que funciona das sete da manhã ao meio-dia, e que fica próxima a igreja Matriz. A secretária municipal de Saúde Joycilena Cristianne de Oliveira convida todas as meninas de Paulistana para tomarem a segunda dose da vacina.  
 
SONORA: Secretária municipal de saúde, Joycilena Cristianne de Oliveira.
 
“Bom dia a todas as adolescentes de 11 a 13 anos. A secretaria municipal de saúde de Paulistana convoca todas vocês para estarem tomando a segunda dose da vacina contra o HPV. É de suma importância para a sua saúde. Um grande abraço!”
 
REPÓRTER: A imunização contra esse vírus é feita em três etapas, e só é eficaz para quem toma as três doses da vacinação. A vacina é oferecida gratuitamente em todo o país. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, ressalta que a vacina contra o HPV é uma forma poderosa de proteção contra a doença e e os problemas causados por ela.
 
SONORA: Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
 
“Nós temos de alguns anos para cá, de 10 anos para cá, uma grande descoberta no mundo inteiroque foi a vacina contra o HPV. Essa vacina, ela é altamente eficaz na prevenção do HPV. E se considera hoje como sendo a principal arma que nós temos em saúde pública para evitar que esse vírus, o HPV, se dissemine e transforme essas meninas que começam a sua vida sexual em meninas infectadas pelo vírus e mais tarde como muheres já vão ter câncer de colo do útero.”
 
REPÓRTER: Lembrando que as meninas que forem se vacinar não precisam da autorização dos pais ou responsáveis para receberam a vacina. Basta ir a unidade de saúde Caio Coelho com a caderneta de vacinação ou o documento de identidade.  É muito importante se proteger. O câncer de colo do útero é uma doença grave que mata muitas mulheres em todo o Brasil. A vacina contra o HPV é muito segura.

 

Reportagem, Lívia Bruno

Receba nossos conteúdos em primeira mão.