PAULISTANA (PI): Apenas 14% das meninas entre 11 e 13 anos tomaram segunda dose da vacina contra HPV, no município

Meta do Ministério da Saúde é de imunizar 75% das meninas entre 11 e 13 anos, com segunda dose da vacina contra HPV, que está disponível nos postos de saúde, de Paulistana

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Durante muitos anos, as mulheres do país estiveram expostas ao vírus HPV e ao câncer do colo do útero. Mas, desde o ano passado, a vacina contra o vírus foi incluída no calendário nacional de vacinação. O objetivo é prevenir as meninas do HPV, que é a principal causa do câncer do colo do útero, que é o terceiro tipo de câncer mais frequente entre as mulheres. A dona de casa, Francisca Nery, moradora de Paulistana, no Piauí, lamenta não ter tido a oportunidade de tomar a vacina na infância, mas não perdeu a chance de levar a filha para tomar as doses da vacinação.

SONORA: Dona de casa, Francisca Nery

“Na minha idade não teve, mas graças a Deus agora está tendo. É uma maneira de se prevenir o câncer de colo do útero. Aí é uma prevenção e eu falo para elas que se tem uma maneira de se prevenir porque não”.

REPÓRTER: O município de Paulistana ainda não atingiu a meta de vacinação contra o vírus. Somente 14 por cento das jovens foram vacinadas na segunda dose. O número que representa 84 meninas da cidade. A secretária Municipal de Saúde, Joycilena de Oliveira, afirma que, essa é a forma de prevenção mais segura contra o vírus e as jovens do município não devem perder a oportunidade de se vacinar.

SONORA: Secretária Municipal de Saúde, Joycilena de Oliveira

“É importante porque, primeiramente é a prevenção e, ela é a melhor forma de você está combatendo eventuais doenças que possam surgir. Então, você se prevenindo, você está contribuindo para sua saúde e também para a saúde da população. Então, é um ato de amor que se faz a si mesmo”.

REPÓRTER: A vacina contra o HPV é distribuída pelo Sistema único de Saúde de graça. Podem receber as doses meninas de 11 a 13 anos. Três postos de saúde área central do município e seis na zona rural oferecem a vacina. Os locais funcionam de sete e meia da manhã, à uma e meia da tarde.

Reportagem, Rodrigo Nunes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.