PARNAÍBA (PI): Sintomas da Tuberculose precisam ser investigados o mais rápido possível

Salvar imagem

 

LOC: Os sintomas da Tuberculose precisam ser investigados o mais rapidamente possível. Quem tem tosse por mais de três semanas, febre, falta de apetite e emagrecimento, precisa procurar uma unidade de saúde para fazer os exames. Em Parnaíba, foram 30 casos a cada 100 mil habitantes. A cidade registrou cinco mortes por Tuberculose, em 2015. A estudante Wislane Evangelista, 23 anos, procurou um hospital e foi diagnosticada com Tuberculose. Em tratamento há um mês, ela já se sente melhor.

 

TEC./SONORA: Wislane Evangelista, estudante.

“Estava com febre, tosse e muita dor no corpo. Tossindo muito. Eu estava hospitalizada há seis dias. Aí foi feito um exame e no sétimo dia eu estava muito cansada. Foi quando chegou a notícia.”

 

LOC: O diagnóstico rápido, seguido de tratamento, aumenta as chances de cura. E o paciente deixa de transmitir a Tuberculose depois de 15 dias de medicação. A coordenadora do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde, Denise Arakaki, explica que quanto mais tempo o paciente demora para fazer o tratamento, maiores são as chances de transmitir a doença.

 

TEC/SONORA: Denise Arakaki, coordenadora do Programa Nacional de Controle da Tuberculose.

Todos nós estamos sujeitos a ter Tuberculose, porque todos nós respiramos. Alguns grupos e algumas situações colocam as pessoas em maior risco a ter Tuberculose, adquirir e desenvolver a Tuberculose. Quais são essas situações? Ambientes aglomerados com pouca ventilação, com pouca radiação solar, com número excessivo de pessoas compartilhando o mesmo espaço. Esses ambientes podem propiciar a disseminação do bacilo e a contaminação das pessoas.”

 

 

LOC: A rede pública de saúde é o local indicado para os pacientes com Tuberculose. O tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde. Mais informações sobre o controle da Tuberculose, acesse saude.gov.br  

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.