PARELHAS (RN): Morador deve ser o próprio agente de saúde em casa

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 
LOC: Parelhas conta com mais de 70 agentes comunitários trabalhando para eliminar focos do mosquito e evitar que mais pessoas tenham doenças como a Dengue, Chikungunya e Zika. Durante a visita domiciliar, o agente explica e mostra para o morador quais locais e objetos em casa podem virar criadouros do mosquito. Mas, vale lembrar que o ciclo de vida do mosquito transmissor dessas doenças dura até uma semana. Por isso, o agente de endemias Vinícius dos Santos, reforça que os moradores de Parelhas não devem esperar somente pelas visitas domiciliares.
 
TEC/SONORA: Vinícius dos Santos, agente de endemias de Parelhas (RN)
 
“Tem que ser todo mundo. Agente de saúde não está todo dia na residência. O morador é que tem ser o próprio agente de saúde da casa, porque orientação não falta. Os meios de comunicação estão aí, todo dia, todo dia avisando. Falta fazer, falta ter a iniciativa de realmente fazer a parte de cada um.”
 
LOC: Além dos cuidados em casa protegerem a família daquele morador, o agente reforça também que eliminar os possíveis criadouros do mosquito em casa protege a família dos vizinhos também.
 
TEC/SONORA: Vinícius dos Santos, agente de endemias de Parelhas (RN)
 
“Dengue é uma doença que afeta todo mundo, né? Se o foco está na minha casa, como o mosquito não fica restrito a minha casa, ele vai com certeza infectar outras pessoas. O mosquito não escolhe. Então, eu cuidando da minha casa, o meu vizinho também cuidando, a gente já vai estar dando um grande passo pra que evite essa proliferação do mosquito.”

 

LOC: Parelhas já tem 1502 casos suspeitos de Dengue e quatro casos confirmados de Zika. Participe dessa luta. Cuide da sua casa e vizinhança e evite que o mosquito prejudique mais vidas. Saiba mais na internet, no site: saude.gov.br/combateaedes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.