PARANAGUÁ (PR): Combate ao Aedes vai visitar 64 mil casas até final de março

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Paranaguá está intensificando as ações na guerra contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do Zika. São 75 agentes de endemias que, junto a agentes comunitários de saúde, Defesa Civil e Bombeiros, vão visitar as 64 mil casas do município até o final de março.  Elizabeth Alves tem 58 anos e mora no Leblon. Ela conta que, o netinho de oito anos teve dengue e a recuperação do garoto mobilizou toda família.

SONORA: Elizabeth Alves, serviços gerais

“Só quem tem um parente doente com a dengue sabe o que é essa doença. Era de pegar ele no colo, para levar ele no banho, por causa de tanta dor que ele tinha na perna. Então eu peço pra atender muito bem o pessoal da dengue, são gente muito boa, eles só querem explicar para acabar com isso. Porque só quem teve essa doença na família sabe o que ela é.”

REPÓRTER: Ponta do Caju, Vila Cruzeiro, Porto dos Padres e Estradinha são lugares com alta infestação do Aedes, em Paranaguá. Os agentes de endemias já visitaram quase 16 mil imóveis na cidade. O município registrou mais de três mil casos de dengue. Durante o fim de semana, locais que estavam fechados durante a semana estão sendo visitados pelas equipes de combate ao Aedes. A Secretária Municipal de Saúde, Sandra Machado, lembra que, a população deve abrir as portas das casas para os agentes e prestar atenção no uniforme e crachás de identificação.

SONORA: Sandra Machado, Secretária Municipal de Saúde de Paranaguá

 “A gente sempre reforça que o agente está devidamente instruído, ele tem o seu uniforme para que ele possa identificar. E no município de Paranaguá a gente está fazendo todos os esforços para que a gente possa atingir a população.”

REPÓRTER: A única forma de proteção é impedir que o mosquito nasça, como lembra o Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.

SONORA: Cláudio Maierovitch, Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde

“O mosquito precisa de água para colocar seus ovos, e pra que surjam novos mosquitos. Então é importante eliminar qualquer recipiente que contenha água parada.”

REPÓRTER: Se, você conhece locais que possam ser possíveis criadouros do Aedes e sem condições da população fazer a limpeza ligue na prefeitura de Paranaguá. O número é: 199. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br

 

 

Reportagem, Bruna Goularte 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.