PARANAGUÁ (PR): Cidade registra 13 mil casos de dengue e deve priorizar ações de combate ao Aedes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Paranaguá está mobilizada para combater o Aedes aegytpi. O município é considerado pelo Ministério da Saúde como prioritário no enfrentamento ao mosquito, que é o transmissor da dengue, da chikungunya e do vírus Zika. A alta incidência do inseto explica essa situação. Os bairros de Ponta do Caju, Vila Cruzeiro e Porto dos Padres são os que apresentam os maiores índice. Até agora, 25 pessoas morreram por causa de dengue em Paranaguá e outras 13 mil foram confirmadas com a doença. O número é considerado alto, já que o município tem apenas 150 mil habitantes. É por isso que, em toda a cidade, 75 agentes de endemias, junto a agentes comunitários de saúde, da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, visitam diariamente as casas da população para orientar e ajudar a exterminar os criadouros do Aedes. Além disso, desde a semana passada, uma força-tarefa de 25 profissionais do governo estadual está no município para reforçar as ações de combate ao mosquito. A secretária de Saúde de Paranaguá, Sandra Machado, lembra que a população deve abrir as portas das casas para os agentes e prestar atenção aos uniformes e crachás de identificação dos profissionais.
 
 
SONORA: Sandra Machado, secretária de Saúde de Paranaguá
 
 “A gente sempre reforça que o agente está devidamente instruído, ele tem o seu uniforme para que ele possa identificar. No município de Paranaguá, a gente está fazendo todos os esforços para que a gente possa atingir a população”.
 
 
REPÓRTER: Mas não é só a dengue que está deixando a população alerta. O município tem 35 notificações de Zika que estão sendo investigadas. O vírus é motivo de preocupação principalmente para as mulheres que vão ser mamães, já que pode causar o nascimento de bebês com microcefalia, uma condição de má-formação cerebral que não tem cura. Para se proteger contra as doenças que o Aedes aegypti transmite, a recomendação é que você escolha um dia da semana para acabar com os possíveis criadouros do inseto de dentro de casa, como lembra o ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
 
SONORA: Marcelo Castro, ministro da Saúde
 
“Não se esqueça também de fazer a sua parte. Reserve 15 minutos por semana para fazer a ronda em casa e acabar com o mosquito Aedes aegypti. Envolva toda a família, amigos e vizinhos nessa luta. Um mosquito não é mais forte que um país inteiro”.
 
 
REPÓRTER: Se você conhece algum lugar em Paranaguá que tem focos do Aedes aegypti e que não pode ser limpo pela população, basta ligar para a prefeitura, no número 199. Para saber mais sobre como proteger a sua família do mosquito acesse o site: combateaedes.saude.gov.br
 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.