PARAÍBA: População interage em aplicativo de celular e tablets para combater Aedes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A tecnologia é mais uma aliada no enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti. O uso do aplicativo “Aedes na Mira” tem sido uma ferramenta chave no combate da população ao mosquito.  O Estado da Paraíba, pioneiro no assunto, já soma mais de mil e duzentas denúncias feitas pelo sistema em 2016. A gerente operacional de vigilância epidemiológica do Estado, Izabel Sarmento, reconhece o valor do aplicativo.
SONORA Izabel Sarmento
“Esse aplicativo ele está sendo muito importante. Ele é baixado pelo play store no próprio celular onde a gente tem tanto na versão Android quanto na IOS. Qualquer individuo ele pode estar tirando foto de uma caixa d’água destampada, de uma piscina que está com aspecto de que possa ter foco. E aí no momento em que essa foto é tirada, imediatamente ela vai para esse aplicativo e a nossa sala de situação recebe”.
LOC: Na sequência, a foto é encaminhada para a Secretaria Municipal de Saúde para averiguação. A gerente Izabel Sarmento garante que a ferramenta permite que as denúncias sejam solucionadas com prontidão e agilidade.
SONORA Izabel Sarmento
 “Em caso de ser um local, uma casa, uma residência que não tenha acesso, pode ser feito a partir do município contato direto com esse proprietário para que ele faça a devida limpeza, seja no terreno baldio, seja na piscina ou ainda tampando aquela caixa d’água que está exposta”.
LOC: E se você suspeitar de algum local que possa ser potencial criadouro do mosquito Aedes Aegypti não deixe para depois, denuncie! Você pode usar o aplicativo “Aedes na Mira” ou ligar para Central de Atendimento pelos números 3218-7303 ou ainda 0800-281-0023

 Reportagem, William Nascimento

Receba nossos conteúdos em primeira mão.