PARAÍBA: Municípios do estado vão receber R$ 2,8 milhões de recurso adicional para combate ao mosquito da Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Os municípios da Paraíba vão receber quase três milhões de reais de verbas extras do Ministério da Saúde. O dinheiro só pode ser usado para fortalecer o combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, neste Verão. O recurso será distribuído em duas parcelas, sendo que a segunda está condicionada a algumas obrigações. Para receber os valores os municípios vão ter de realizar o Levantamento Rápido de Índice de Infestação, do Ministério da Saúde, conhecido como LIRAa, ou Levantamento Rápido de Índice de Infestação pelo mosquito, dependendo da quantidade de imóveis que exista no município.
O dinheiro vai direto para as prefeituras, mas a secretária estadual de Saúde da Paraíba garante que vai trabalhar junto aos municípios para que os recursos empregados pelo Ministério da Saúde sejam bem utilizados. É o que garante a Gerente Executiva de Vigilância em Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega.

TEC./SONORA:
Renata Nóbrega, Gerência Executiva de Vigilância em Saúde


“A Secretaria de Saúde do estado tem o papel de dar apoio aos municípios, com esclarecimento com o que pode ser utilizado, de comprar alguns itens necessários para o trabalho da vigilância ambiental. E possa também melhorar todo o trabalho envolvido no combate do mosquito. Então, esse é um investimento do Ministério da Saúde que acreditamos que venha fortalecer todo esse trabalho de campo e de valorização do trabalho do agente de endemias.”


LOC.:
Quem também falou sobre a importância da liberação do recurso extra para as ações de prevenção e controle do mosquito foi o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

TEC./SONORA: Ricardo Barros, ministro da Saúde


“Estamos liberando recursos que já foram publicados no Diário Oficial, e estarão disponíveis para o estado para o custeio permanente. Enquanto os serviços estiverem funcionando, estes recursos estarão disponíveis. E nós temos feito essa parceria para que os recursos cheguem, de fato, na ponta.”


LOC.: De acordo com dados do último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, o estado notificou em 2016 pouco mais de 44 mil casos de Dengue, com um aumento de 66, 40 por cento em relação ao mesmo período de 2015, quando foram registrados quase 25 mil casos da doença. Além disso, também foram notificados mais de 20 mil e 500 casos suspeitos de Chikungunya e 4.722 de Zika. Acesse saude.gov.br/combateades para saber mais. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.