PARAGOMINAS: Conciliação vai à escola no interior do Pará

O Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), da Comarca de Paragominas, participou do Dia C – Dia de Cooperar realizado em uma escola pública do cidade localizada no sudeste do Estado.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), da Comarca de Paragominas, participou do Dia C – Dia de Cooperar realizado em uma escola pública do cidade localizada no sudeste do Estado. O Cejusc participou com orientações e divulgação dos serviços oferecidos à comunidade.  Na ocasião, foram realizados mais de 50 atendimentos, com orientação jurídica, palestra sobre resolução de conflitos e divulgação dos serviços oferecidos pelo Cejusc à comunidade. Qualquer cidadão pode procurar o Cejusc e assim tentar resolver um conflito, como destaca a coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, o Nupemec, do Tribunal de Justiça do Pará, desembargadora Dahil Paraense.
 
SONORA: Desembargadora Dahil Paraense.
 
Qualquer cidadão que quiser antecipar o litígio que resolva mais rápido, ele vai procura o advogado dele ou vai lá no Cejusc e a gente tenta a conciliação e a mediação, um acidente de carro, briga de vizinho, qualquer situação que seja passível de conciliação e que eles aceitem.”
.
REPÓRTER: Durante o evento foram oferecidas atividades de integração, lazer, cultura, promoção da saúde, preservação do meio ambiente e ações de cidadania. O Cejusc, previsto na Resolução de número 125 de 2010 do Conselho Nacional de Justiça, ( CNJ) é uma unidade do Poder Judiciário que oferece a conciliação e a mediação aos cidadãos como forma de resolução de seus conflitos, antes ou durante o processo judicial. É um serviço célere, além de totalmente gratuito, como ressalta a desembargadora Dahil Paraense.
 
SONORA: Desembargadora Dahil Paraense.
 
É um serviço célere, democrático e totalmente grátis. Qualquer pessoa, qualquer cidadão com qualquer pendência pode procurar o Cejusc durante todo o ano”.
 
REPÓRTER: O Dia C – Dia de Cooperar foi uma iniciativa do Sistema de Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB /Pará, e contou com a parceria do Tribunal de Justiça do Pará, da Prefeitura Municipal de Paragominas, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social, Defensoria Pública e da OAB - Pará.
 

Reportagem, Storni Jr.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.