PARÁ: Judiciário apresenta videoaudiência em Fórum Nacional de Juizados Especiais

O Judiciário paraense apresentou o sistema de "Mutirão Remoto: Juiz Virtual" no Fórum Nacional de Juizados Especiais, o Fonaje, que ocorreu em Belém. No projeto desenvolvido pelos Juizados Especiais do Pará, em que os juízes realizam videoaudiências, os resultados apontaram saldos positivos. Desde 2013, foram realizadas 1.376 audiências de instrução e julgamento, o que resultou em 90% de sentenças no ato.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo do áudio – 1min41seg

LOC/REPÓRTER: O Judiciário paraense apresentou o sistema de "Mutirão Remoto: Juiz Virtual" no Fórum Nacional de Juizados Especiais, o Fonaje, que ocorreu em Belém. No projeto desenvolvido pelos Juizados Especiais do Pará, em que os juízes realizam videoaudiências, os resultados apontaram saldos positivos.  Desde 2013, foram realizadas 1.376 audiências de instrução e julgamento, o que resultou em 90% de sentenças no ato. Já no 1º Juizado Especial Cível de Belém, as  audiências agendadas para um ano e meio foram reduzidas para seis meses. O mutirão remoto também apontou 7.519 sentenças em regime de auxílio, 30 unidades judiciais beneficiadas, além da colaboração de 52 juízes. O coordenador dos Juizados Especiais do Pará, juiz Cristiano Arantes, destaca as vantagens do Mutirão Remoto.

TEC/SONORA: Coordenador dos Juizados Especiais, juiz Cristiano Arantes.

"Facilitar a realização de mutirões, de auxílio às Varas usando um mecanismo que evita o deslocamento dos magistrados. Através da videoconferência, nós fazemos audiências remotamente, o magistrado que tem disponibilidade não precisa se deslocar, desfalcando a sua Comarca. O juiz titular da Vara continua cumprindo a sua pauta de audiência e o juiz virtual cumpre uma segunda pauta de audiência, simultânea".

LOC/REPÓRTER: O sistema dos Juizados Especiais do Judiciário paraense conta com 24 Varas de Juizados Especiais e 12 Juizados Especiais Adjuntos em Belém. Já no interior do Pará, são seis Varas de Juizados Especiais e nove Juizados Especiais Adjuntos. 

Reportagem, Thamyres Nicolau

Receba nossos conteúdos em primeira mão.