PALMAS (TO): Clima e recusa de moradores dificultam combate ao mosquito que transmite Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O Ministério da Saúde admite que a Chikungunya é uma grande preocupação para este verão, sendo que há risco de epidemia da doença em várias partes do país. Em 2016, Palmas registrou 37 casos de Chikungunya, doença que deixa a pessoa de cama, sem conseguir se levantar para nada. As dores nas articulações são muito fortes e podem durar meses. No verão, por causa do calor e da chuva, são mais favoráveis as condições para a reprodução do mosquito que também transmite Dengue e Zika. O secretário executivo de Saúde do estado, Whisllay Maciel Bastos, diz que o caminho para impedir que o mosquito se reproduza é um só.

TEC./SONORA: Whisllay Maciel Bastos, secretário executivo de Saúde

“Esse obstáculo pode ser resolvido com a participação comunitária. Então outro obstáculo que a gente tem é estimular que a população se envolva. Não é complexo localizar e destruir focos. É uma ação muito simples. Não requer nenhum equipamento caro, nenhuma tecnologia. O foco está, geralmente, de três a cinco metros de distância do alcance do morador. Então nosso grande objetivo é mobilizar o morador até esse local. E que ele mesmo possa fazer essa remoção, não dependendo de agentes.”

LOC.: José Luiz Peres da Silva é um dos 200 agentes de Saúde de Palmas. Eles são os responsáveis por vistoriar os imóveis, instruir os moradores e eliminar focos, os agentes percorrem as ruas da cidade no chamado trabalho “casa a casa”. Só que muita gente não deixa o agente de Saúde entrar.

TEC./SONORA: José Luis Perez da Silva, supervisão de controle e combate às endemias

“Nós ainda temos certa dificuldade para entrarmos nos imóveis. Os moradores muitas vezes alegam que estão saindo ou estão sem tempo. No entanto, nós procuramos sempre voltar em horários diferentes para atendermos essa necessidade, para conseguirmos visitar todos os imóveis.”

LOC.: Para saber mais sobre os métodos de cuidados em casa e os sintomas da Chikungunya, Dengue e Zika acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal


 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.