OUTUBRO ROSA: Judiciário paraense previne mulheres contra câncer de mama

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 
 
REPÓRTER: Uma programação especial destinada à saúde da mulher e em alusão a campanha outubro rosa será realizada pelo Tribunal de Justiça do Pará, nesta quinta – feira, dia 15, no Fórum Civil de Belém.  Várias palestras sobre os sintomas, autoexame e prevenção do câncer de mama e o câncer de colo de útero serão ministradas para, servidores, magistrados e colaboradores do judiciário paraense. O médico Miguel Simas explica que a doença tratada em estágio inicial tem maior possibilidade de cura.
 
SONORA: Médico Miguel Simas
“Quando o tumor é muito pequeno, se retira, faz a cirurgia para retirar e se complementa com radioterapia ou quimioterapia, a chance de cura é quase que 100%. Naqueles diagnósticos em que o câncer está muito avançado, você tem que tirar toda a mama tem fazer a radioterapia e quimioterapia.”
 
REPÓRTER: Todo câncer se caracteriza por um crescimento rápido e desordenado de células, que adquirem a capacidade de se multiplicar. Essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis. De acordo com a Organização Mundial de Saúde de 100 mulheres com câncer de mama 1 homem é atingido pela doença. O Dr. Miguel Simas afirma que os homens devem participar da campanha de prevenção.
 
SONORA: Médico Miguel Simas
 
“Isso também é uma realidade, tanto que essas palestras não devem se limitar só a mulher, só a saúde da mulher, existe uma probabilidade muito pequena que o homem possa vir desenvolver o câncer de mama.”
 
REPÓRTER: A prevenção é uma estratégia fundamental na luta contra o câncer. A mamografia é o único exame capaz de detectar a doença, por isso é importante à conscientização para um diagnóstico precoce como ressalta o Coordenador de Saúde e de Desenvolvimento de Avaliação de Pessoal do TJPA, Manoel de Christo Neto.
 
SONORA:  Coordenador de Saúde e de Desenvolvimento de Avaliação de Pessoal do TJPA, Manoel de Christo Neto.
 
Isso é fundamental cada vez mais se reforça, porque nós temos um alto índice de câncer de colo de útero e de mama e não é destinado apenas as mulheres, é importante que os homens, namorados, companheiros, maridos também tenham essa informação, porque a saúde é a saúde de todos, ainda que seja mais direcionado a saúde da mulher, todos nos somos responsáveis  pela prevenção das doenças e promoção da saúde.” 
 
REPÓRTER: Nesta quinta-feira, dia 15, a palestra será realizada no salão de casamentos do Fórum Cível. No dia 21, a palestra vai ocorrer no prédio-sede do TJPA, no auditório das Câmaras Criminais Reunidas e será transmitida ao vivo para todas as Comarcas do Estado, por meio do Portal do TJPA, no endereço www.tjpa.jus.br. No dia 22, será a vez do prédio da Infância e Juventude do TJPA, localizado na Avenida Tamandaré. Todas as palestras terão início às 10 horas da manhã.
 
Reportagem, Marcela Coelho

 

 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.